Transgênicos

Transgênicos em foco na Rio+20

Contribuir para a definição da agenda do desenvolvimento sustentável em relação às próximas décadas.


Publicado em: 15/06/2012 às 15:30hs

Transgênicos em foco na Rio+20

Esse é o objetivo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece até o próximo dia 22, no Rio de Janeiro. Para agregar conhecimento e fortalecer os debates sobre as diversas temáticas tratadas no evento, o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Nead/ MDA), por meio do grupo de estudos em Agrobiodiversidade (GEA), promoverá o lançamento de três publicações sobre agrotóxicos e Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).

As dimensões ecológica, cultural, social e política são abordadas nos 33 textos de referência do debate europeu e brasileiro que compõem a publicação: Transgênicos para quem? O livro, organizado pelos pesquisadores Magda Zanoni e Gilles Ferment, reúne sob enfoque multidisciplinar, uma diversidade de análises de cientistas internacionais e nacionalmente conhecidos, estudantes, associações, cooperados e ativistas, destacando a temática dos OGMs a partir do ponto de vista de agricultores familiares.

Participarão da mesa de debate e lançamento o representante do Nead/MDA, Guilherme Abrahão; Magda Zanoni, uma das organizadoras do livro, professora da Universidade de Paris Diderot e consultora do Nead; Rubens Nodari, engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Leonardo Melgarejo, engenheiro agrônomo e mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Já a publicação Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida, que também será lançada no evento, reúne informações sobre legislação, programas de monitoramento de resíduos em alimentos, processos de reavaliação toxicológica dos agrotóxicos autorizados no Brasil, entre outros dados, para auxiliar no enfrentamento do uso de agrotóxicos no Brasil. O livro, de autoria de Flávia Londres, foi produzido por meio de parceria entre a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e a Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA).

Transgênicos: as sementes do mal – A silenciosa contaminação de solos e alimentos, terceira e última publicação a ser lançada pelo GEA na Cúpula dos Povos, foi organizado por Antônio Inácio Andrioli e Richard Fuchs. O livro discute a semente transgênica não rotulada em programas de combate à fome, alimentos transgênicos e seus efeitos e a confiabilidade de pesquisas encomendadas a biólogos moleculares, entre outros temas relacionados.

Rio+20

Os lançamentos acontecerão na Praça da Biodiversidade, um espaço do governo brasileiro dedicado à discussão junto a sociedade civil de temas para o desenvolvimento sustentável. O local funcionará entre os dias 16 e 22 deste mês, compondo uma programação com 14 debates durante a tarde, além de atividades no período da manhã.

Sob os eixos: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável, a Rio+20 marca 20 anos da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – realizada na capital fluminense em 92. O objetivo é renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável avaliando o progresso e as lacunas das decisões adotadas em torno da temática, além de analisar temas novos e emergentes relacionados ao desenvolvimento sustentável.

Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade


Coordenado pelo Nead/ MDA, o GEA já protagonizou mais de 150 eventos entre palestras, seminários, minicursos e lançamentos de publicações. O grupo, que atua desde 2007, busca discutir a importância do princípio da precaução, e a agrobiodiversidade na agricultura. O Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade é composto por 30 pesquisadores, professores universitários, organizações sociais, além de membros e ex-membros da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) comprometidos com o Princípio da Precaução. O GEA tem, ainda, apoio do Ministério do Meio Ambiente, Via Campesina, Terra de Direitos e AS-PTA – Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa. Os integrantes participam, também, do grupo Ciência Cidadã.

Mais informações sobre a Rio+20, bem como a programação completa, no site da conferência.

O livro Transgênicos para quem? integra a coleção Nead Debate e está disponível para download gratuito no Portal Nead.

Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias