Publicado em: 22/01/2013 às 12:00hs
A empresa aguarda aprovação regulatória do produto pelo Departamento de Agricultura e Proteção Ambiental dos EUA. A expectativa inicial da empresa era de comercializar a semente na temporada 2013.
Chamada de Enlist, a semente é geneticamente modificada para suportar aplicações do herbicida 2,4-D e surgiu da necessidade de produtores ao combate de ervas daninhas resistentes ao glifosato, herbicida que é utilizado em sementes transgênicas de milho e soja da Monsanto.
Para alguns críticos, a nova semente da Dow, assim como uma nova variedade que está sendo desenvolvida pela Monsanto resistente ao dicamba, levará a um aumento no uso dos herbicidas, elevando possíveis riscos ao meio ambiente e a fazendas próximas. Para eles, as ervas daninhas também se tornarão resistentes as novas variedades.
A oposição a nova semente vem também de parte dos produtores estadunidenses, que só deram trégua a Dow, após a empresa se comprometer a rastrear as aplicações de herbicidas pelos produtores e investigar alegações de que o produto se espalhou para plantações vizinhas.
A Dow Chemical também está desenvolvendo a Enlist de soja e planeja vender o produto aos agricultores em 2015. Com informações da Dow Jones.
Fonte: Notícias Agrícolas
◄ Leia outras notícias