Publicado em: 24/10/2012 às 17:50hs
Segundo dados da consultoria Céleres, o milho inverno terá a segunda maior taxa de adoção, após a soja, com 87,8% ou 6,9 milhões de hectares que serão plantados com cultivares transgênicas na safra 2012/13. Já na safra de milho verão, a estimativa representa 62,6% da área total ou 5,2 milhões de hectares. Para o algodão, mais de 50% da área cultivada deverá ser plantada com sementes transgênicas.
Essas três culturas – soja, milho e algodão – serão o tema principal das discussões do Curso de Utilização e Biossegurança Ambiental de Culturas Geneticamente Modificadas, evento que será realizado na última semana de novembro pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e pela Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária. Leia matéria na última edição do Grão em Grão sobre o assunto: http://grao.cnpms.embrapa.br/noticia.php?ed=MTA=&id=Mzc= .
A equipe organizadora do curso, composta por pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), da Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária, definiu nesta semana a programação e a forma de inscrição para o evento. Entre as palestras confirmadas, está a do presidente da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), Flávio Finardi Filho, que falará sobre os eventos liberados. Temas relacionados a impactos à biodiversidade, rastreabilidade e manejo da resistência dos transgênicos a pragas também serão discutidos.
O curso é destinado a profissionais das áreas de extensão rural, pública e privada, das empresas de produção e comercialização de insumos, professores e pesquisadores das culturas de soja, algodão e milho e fiscais agropecuários das redes estaduais e federais e será realizado de 27 a 30 de novembro no NIA (Núcleo de Informação para o Agronegócio) da Embrapa Milho e Sorgo. O valor das inscrições está estabelecido em R$ 100 para profissionais e em R$ 50 para estudantes. O formulário de inscrição, assim como a programação, estão disponíveis no site http://cursobiosseguranca.cnpms.embrapa.br/.
Mais informações: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa, vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1905 ou nco@cnpms.embrapa.br.
Fonte: Embrapa Milho e Sorgo
◄ Leia outras notícias