Transgênicos

Eucalipto transgênico pode aumentar produtividade de madeira

No caso do eucalipto, a inserção de gene resulta em 20% a mais de volume de madeira e de até 40% mais na produtividade de bioenergia


Publicado em: 08/04/2013 às 11:10hs

Eucalipto transgênico pode aumentar produtividade de madeira

Eucaliptos geneticamente modificados (GM) já estão sendo cultivados em plantios experimentais no Brasil. Ao todo, já são nove hectares plantados com variedades transgênicas dessa árvore. O vegetal foi desenvolvido por meio da inserção do gene de outra espécie, a Arabidopsis thaliana, uma planta-modelo muito usada em experimentos genéticos. Este gene codifica uma das enzimas responsáveis pela formação de celulose. No caso do eucalipto, a inserção resulta em 20% a mais de volume de madeira e de até 40% mais na produtividade de bioenergia.

A introdução de um novo gene também pode reduzir o tempo entre o plantio e a colheita. As variedades convencionais de eucalipto costumam ser colhidas aos sete anos de idade, mas a árvore transgênica pode atingir o mesmo desempenho ainda aos cinco anos e meio.

Além disso, a manipulação genética de árvores pode também ajudar na preservação das matas nativas de todo o mundo. O consumo de madeira já atinge cerca de 3,4 bilhões de metros cúbicos por ano, e a expectativa é de que esse número aumente 20% até 2020. Para preservar a cobertura vegetal natural, a obtenção de madeira a partir de florestas plantadas é uma alternativa sustentável.

Fonte: Agência Fapesp

◄ Leia outras notícias