Publicado em: 30/03/2009 às 09:58hs
A resistência a herbicidas é uma das características conferidas às plantas transgênicas que têm tido efeitos significativos no agronegócio. O uso da soja transgênica resistente ao herbicida “Round up” foi autorizada no Brasil em 2003. Depois disso, tem havido um crescente adoção dessa tecnologia por parte dos produtores. Com a enorme quantidade de herbicida utilizado é importante se perguntar sobre seus efeitos no solo.
O glyfosate, principio ativo do herbicida “Round up” é rapidamente adsorvido e firmemente aglomerado às partículas do solo onde é degradado pela ação dos micróbios.
O glyfosate não é considerado um contaminante importante do solo quando usado na sua dose recomendada. É aplicado na forma de “spray” foliar, de tal sorte que a contaminação do solo é pela interceptação direta do “spray” na sua superfície, ocasionando ou lixiviação do herbicida e restos da vegetação morta. O glyfosate pode ser transportado às raízes desde os tecidos das folias e exudado no solo onde é logo degradado. Em geral, há pouco efeito do glyfosate na microflora do solo. Solos que têm sido expostos a glyfosate por vários anos conservaram sua alta atividade microbiana. Estudos realizados na Argentina não encontraram efeito na microflora do solo com uso de duas vezes a dose recomendada desse herbicida.
A soja é uma espécie com capacidade de fixar nitrogênio atmosférico com ajuda de uma bactéria. Pesquisas em laboratório encontraram que o “Round up” pode prejudicar a nodulação, processo inerente à fixação do nitrogênio, entretanto o efeito adverso na ação da enzima nitrogenase, imprescindível na fixação, não é consistente. Já as pesquisas em condições de campo tem mostrado que a interferência do glyfosate na nodulação é transitória e não há evidências que a produtividade seja afetada.
Um impacto positivo do uso da soja transgênica é a facilitação dos sistemas de preparo mínimo do solo, contribuindo para a redução da erosão do solo, do uso de combustíveis fósseis, da poluição do ar por poeira, da perda da umidade e da compactação. Um estudo feito nos Estados Unidos demonstrou que o uso da soja resistente ao “Round up” incrementou dramaticamente a adoção do plantio direto e de preparo mínimo.
Devido a sua relativa segurança, o glyfosate é um dos nove herbicidas sintéticos aprovados para uso em locais aquáticos nos Estados Unidos. O risco para os organismos aquáticos é desprezível ou pequeno em doses de até 4 kg/ha.
Ricardo Montalván Del Aguila, pesquisador Embrapa Meio Norte.
Fonte: Embrapa Meio Norte
◄ Leia outros artigos