T. da Informação

Zoetis lança o mais avançado sistema para monitoramento de vacas leiteiras

Smartbow fornece ao pecuarista informações em tempo real sobre a saúde e a reprodução do rebanho


Publicado em: 30/07/2020 às 12:40hs

Zoetis lança o mais avançado sistema para monitoramento de vacas leiteiras

Eficiência na gestão, redução de custos e aumento de produtividade. Qual é o produtor que não tem essas metas? Em um mundo onde o real e o digital estão indissociáveis, só há um caminho a seguir para se manter firme na atividade - investimento em tecnologia. 

"Com o crescimento dos rebanhos, o produtor necessita de ferramentas que o auxiliem a mostrar como está a saúde de cada vaca, para que ele possa fazer o manejo correto e individualizado, não desperdice recursos e consiga que o animal expresse o máximo de seu potencial genético", diz o zootecnista Cleocy Jr., Gerente de Produto da Zoetis. 

Pensando em tornar as operações de uma propriedade mais produtivas e eficientes, a Zoetis traz ao mercado SMARTBOW - sistema de precisão e monitoramento de vacas leiteiras que tem por base o uso de brincos inteligentes. "Hoje, esse é o recurso mais inovador, avançado e confiável na pecuária leiteira", informa Cleocy. 

O sistema fornece ao usuário uma precisão para monitoramento da ruminação entre 97% e 99%, e de 97% na detecção de cio em fazendas leiteiras. "Nenhuma outra ferramenta é capaz de entregar isso", acrescenta o zootecnista. 

Como funciona 

SMARTBOW captura dados de cada vaca do rebanho, incluindo atividade e ruminação, por meio de um brinco inteligente que transmite dados para um servidor, instalado na fazenda, que analisa os dados utilizando Inteligência Artificial e emite alertas confiáveis e em tempo real sobre ruminação, cio e saúde dos animais, além de sua localização, para um smartphone, tablet ou computador. 

"Ter informações em tempo real sobre a saúde e a reprodução das vacas para tomar decisões a respeito de manejo é primordial em uma pecuária de precisão", ressalta Cleocy. 

O especialista destaca que, ao trazer a ferramenta para o mercado, a Zoetis reafirma sua posição de estar sempre ao lado do produtor em todas as etapas do uso da tecnologia - da instalação à otimização do sistema - bem como para serviços e suporte técnico. "Com essa solução, o produtor tem o controle de seu rebanho o tempo todo e de qualquer lugar", finaliza Cleocy.