Publicado em: 30/10/2012 às 20:20hs
A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP, com apoio local do Centro de Informática do Campus “Luiz de Queiroz” (Ciagri) e visa oferecer modernos recursos audiovisuais e de comunicação à distância para a produção de videoaulas e videoconferências em caráter institucional.
O CPDigi é constituído por um estúdio de gravação, uma sala de aprendizado eletrônico com 50 lugares e uma sala de videoconferência com disposição reconfigurável das mesas para atender a diferentes necessidades como, por exemplo, defesas, reuniões, debates e entrevistas onde um ou mais convidados participem de forma virtual em território brasileiro ou internacional.
O principal objetivo do CPDigi é o desenvolvimento de cursos e treinamentos; produção de material didático para aulas de Ensino à Distância; produção de videoaulas; transmissão de eventos via videoconferência; e também como ponto de apoio para a IPTV USP (http://iptv.usp.br/portal/home.jsp).
A expectativa da Universidade está voltada principalmente para a série de videoaulas de reforço em ciências básicas e aplicadas, oferecidas por professores da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (USP/CENA). “Essas videoaulas não visam substituir aulas presenciais, e sim tornarem-se fonte de estudo a qualquer momento, no conforto das nossas casas, laboratórios ou gabinetes, repetindo-as quantas vezes desejarmos na íntegra ou parcialmente”, comentou Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, docente do Departamento de Ciências Florestais (LCF) e diretor do Ciagri.
A inauguração do CPDigi em Piracicaba terá início às 14h, com descerramento da placa das instalações e, na sequência, ocorrerá pronunciamento dos dirigentes das unidades do Campus. Às 14h30, ocorrerá o lançamento de conjunto de e-aulas produzido no CPDigi.
Histórico – Os Centros de Produção Digital (CPDigis) surgiram da necessidade da existência de locais apropriados e com ferramentas adequadas para o Aprendizado Eletrônico. A STI e a Pró-Reitoria de Graduação da USP decidiram investir em alguns Centros destes e requisitaram um projeto para o Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP. Foram recebidas diversas propostas das Unidades de Ensino e Pesquisa e foram selecionadas as 14 melhores na 1ª fase e mais 6 na 2ª fase. O primeiro CPDigi foi inaugurado no dia 17 de setembro de 2009, na Faculdade de Saúde Pública (FSP).
Fonte: Assessoria de Comunicação USP ESALQ
◄ Leia outras notícias