T. da Informação

Para produtor rural, TV é o meio de comunicação mais eficaz para informações do setor

Pesquisa aponta que 64% dos agropecuários buscam informações em canais voltados para o agronegócio. Canais do SBA detêm 37% da audiência devido conteúdo informativo direcionado ao público rural


Publicado em: 12/01/2012 às 19:10hs

Para produtor rural, TV é o meio de comunicação mais eficaz para informações do setor

A pesquisa realizada pela Ipsos Marplan revelou que a televisão é o meio de comunicação mais valorizado pelos agropecuários brasileiros. Dos 2.450 produtores rurais de todos os portes entrevistados em 230 municípios de 15 estados brasileiros, 64% afirmaram ser a televisão a maior fonte de informações do setor.

Entre as informações consideradas mais relevantes, os agropecuários brasileiros destacaram os preços e características de produtos, máquinas e implementos. Foi pensando nesse público que há 17 anos foi criado os quatro canais do Sistema Brasileiro de Agronegócios - SBA: Canal do Boi, Agro Canal, Novo Canal e Conexão BR.

Com 12 horas de transmissão ao vivo, as grades de programações dos canais incluem jornais, revistas eletrônicas, entrevistas, análises de mercado, cotações e leilões, de domingo a domingo, para levar ao telespectador diversos tipos de informações do agronegócio.

O Canal do Boi foi um dos pioneiros do jornalismo rural na televisão brasileira. Lançado há 17 anos por iniciativa de um agropecuarista, Claudio Godoy, que percebeu a deficiência do mercado em comunicar e fornecer informações relativas aos negócios do segmento agropecuário, o Canal do Boi atinge hoje 51% da audiência entre os agropecuaristas de todo o país, sendo líder em audiência na maior parte do mercado rural nacional.

"O Agro Canal, Novo Canal e Conexão BR vieram em seguida, quando a rede percebeu a necessidade de abrir novos canais de transmissão para atender agropecuaristas interessados em fazer negócios e obter informações relevantes para o exercício da atividade", afirma o responsável pela divisão comercial do SBA, Jorge Luiz de Campos. Segundo ele, grande parte dos profissionais do SBA são produtores rurais e dominam as questões que envolvem o setor. Com o slogan: "Ninguém acredita mais no agronegócio do que a gente", o grupo se consolida no meio rural com uma programação informativa, jornalística e comercial, detendo 37% da audiência total de canais do segmento do Agronegócio no Brasil e liderando a audiência em 10 estados do país.

Os canais do SBA transmitem conteúdos direcionados à agropecuária, com programas informativos sobre os principais assuntos do setor, cobertura de eventos e feiras, tecnologias, leilões, análises, negócios, agroindústria, bolsas de mercadorias e o panorama geral do mercado nacional e internacional.

O programa "Bom Dia Produtor", por exemplo, vai ao ar logo no começo da manhã, com as notícias do agronegócio. Já o "Mercado do Campo" é uma revista eletrônica com entrevistas, debates, interatividade, cotações de preços, notícias voltadas ao setor do agronegócio e links diários de Brasília, São Paulo e demais praças.

Outros programas com conteúdo informativo são o "Guia do Campo" e o "Rural Business", que oferecem informações de tecnologia de produção, produtos e serviços usados no campo, conteúdo analítico de mercados, noticiários, comentários, dados históricos e desempenho dos mercados internos e externos. O "Notas e Cotações", direto da BM&F/Bovesta, apresenta os destaques do dia dos mercados agropecuário e financeiro. No "Mercado Futuro", Antônio Reche, um dos mais conceituados jornalistas do meio rural, comenta e discute os principais assuntos da Bovespa com consultores de mercado, analistas, lideranças e personalidades do agronegócio. E o "Zebu para o Mundo", programa ao vivo transmitido direto dos estúdios da CRV Lagoa em Sertãozinho (SP), conta com a presença de pesquisadores que interagem diretamente com o público por telefone, tirando as principais dúvidas sobre agropecuária.

Além desses programas, o SBA apresenta ainda atrações voltadas para os leilões, como "Na Batida do Martelo", "AgroLeilões" e "Agenda de Leilões". Apresentados por leiloeiros da rede, os programas levam ao público as informações de cada leilão, como o perfil dos animais em oferta, condições de pagamento e de frete. Nessas atrações, o público assiste ao quadro "Grandes Criatórios", uma reportagem especial sobre o leilão, a história e a filosofia de trabalho dos promotores dos remates.

Parcerias também garantem a qualidade e a credibilidade das informações fornecidas pelas emissoras. A Somar Meteorologia, por exemplo, entra diariamente na grade de programação do Canal do Boi e do Agro Canal, com informações da previsão do tempo através boletins e apresentações de telas animadas com mapas do Brasil e de regiões.

Novos investimentos

No centro de TV em Campo Grande, novos estúdios estão sendo construídos para gravação de programas em alta definição. Além disso, escritórios e estúdios serão abertos em Mato Grosso e Pará. Outra novidade, já em fase de execução, é a transmissão ao vivo das principais feiras e exposições de todo o território nacional, através das unidades móveis.

O SBA cresceu 24% em 2011, atingindo 80 milhões de telespectadores. A rede teve aumento de 27% em novos contratos comerciais e espera um faturamento 30% maior com o desenvolvimento de novas parcerias em 2012.

Fonte: MCO Comunicação Empresarial

◄ Leia outras notícias