T. da Informação

Agromet alcança recordes de acesso

Internautas visitam site da Embrapa e utilizam serviço para rotina e práticas agrícolas


Publicado em: 26/10/2012 às 20:00hs

Agromet alcança recordes de acesso

Sair de casa sabendo como será a temperatura do dia é uma realidade para muitos cidadãos. Checar a situação dos ventos e das chuvas para planejar a lavoura de muitos agricultores na zona rural é um hábito. O caminho mais consultado é o site do Laboratório de Agrometeorologia (Agromet) da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), que entre os meses de abril a setembro, bateu recordes de acesso. Mas, o bom motivo é que o serviço online oferece em tempo real as informações climáticas.

Desde 2009, a estação meteorológica é automática e permite a leitura de dados minuto a minuto. “Não precisamos mais de um observador, que tinha que colher os dados junto a estação”, diz o pesquisador Silvio Steinmetz. O serviço era utilizado primeiramente para a condução dos trabalhos de pesquisa. “Agora, os dados agrometeorológicos servem à toda comunidade”, ressalta o pesquisador Carlos Reisser, lembrando que este serviço promove a divulgação da unidade de pesquisas. “Inclusive, muitas rádios locais utilizam os dados do site para divulgação em sua programação diária”, destacou.

De acordo com o analista do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Cristóvão Pereira,  65% das visitas são direcionadas ao site do Agromet. “Isto demonstra, a utilidade do serviço prestado pela Unidade”, destaca. “Eu sempre olho o site, antes de sair de casa pra ver como será a temperatura do dia, até por que este serviço é o mais fidedigno, a Estação fica em solo”, conta o analista Emerson Langie, também do NTI. O trabalho apresentado na página do Laboratório é voltado as práticas agrícolas de técnicos, extensionistas e produtores rurais, mas tem beneficiado a população em geral. Este serviço é disponibilizado pela primeira vez em Pelotas e na região.

No site encontram-se dados climatológicos em tempo real, semanal e mensal. Além disso, há um histórico de informações da Estação há quatro anos, o que dá suporte às análises das condições do tempo e estudos climáticos. Neste espaço é possível conferir a sensação térmica, uma síntese de valores de temperatura mínimos e máximos do dia, a média de horas frio, e ainda, uma previsão meteorológica para o próximo trimestre, elaborada  pelo Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (COPAAERGS).

A equipe de pesquisadores do Agromet fez uma comparação de dados dos acessos realizados nos últimos seis meses, sendo que em abril, os dados confirmaram 17 mil visitas e apartir daí, os números cresceram, sendo que em agosto, a marca alcançou 42 mil acessos, e no último mês, cerca de 155 mil. Para Silvio Steinmetz a explicação desse crescimento está no maior número de pessoas familiarizadas com o serviço de dados meteorológicos em tempo real,  a curiosidade em saber o que está ocorrendo sobre as  variações na temperatura do ar e na sensação térmica no período de inverno. “Este inverno foi mais frio em comparação a média histórica, os segmentos voltados à fruticultura de clima temperado acompanharam a evolução das horas de frio – temperatura do ar menor ou igual a 7,2 C.”, explicou.

Outros fenômenos também são indicados como possíveis razões para o aumento de visitas ao site, como a chuva intensa ocorrida em 18 de setembro, atingindo 80,8 mm em 24 horas, as fortes rajadas de vento, no mesmo dia, numa velocidade de 75,6 km/h na Estação Meteorológica e o registro feito pelo anemógrafo – instalado a 10 metros de altura -  que marcou 111,6 km/h.

O NTI é parceiro do Laboratório há quatro anos. Os técnicos retroalimentam o site com resumo dos dados mensais e outros informações demandadas pela equipe de pesquisadores do Agromet. “Ao percebermos que o site é o mais procurado dentro do endereço www.cpact.embrapa.br , fizemos um monitoramento desta página, resultando num recorde de visitas”, explicou Emerson.

O Agromet e o TI estudam a possibilidade de fazer novos vínculos de informação no site em relação à UD, para que as ações do centro de pesquisas seja conhecida por este público usuário do Laboratório. Quanto a identificação de origem do usuário do site, a TI não possui informações acuradas, mas os analistas não dizem ser impossível fazer este mapeamento. “Não se tinha esta preocupação em saber quem nos acessava, mas agora com cerca de 150 mil pessoas visitando o site, é uma fatia significativa de público”, considerou Emerson.

O serviço prestado pelo Agromet, segundo os analistas do NTI, poderão, com o passar dos anos, ser disponibilizado por meio de outros aplicativos como tablets, smartphones e outros. “Isso é para  o futuro”, confirmou Emerson.

+ Visitas ao Agromet

  • Abril: 17.331
  • Maio: 15.299
  • Junho: 25.522
  • Julho:26.311
  • Agosto:42.243
  • Setembro:154.728

Fonte: Embrapa Clima Temperado

◄ Leia outras notícias