Publicado em: 04/10/2022 às 13:40hs
Em um encontro presencial também retransmitido “on-line” envolvendo pesquisadores e agricultores, a convite da companhia Sipcam Nichino Brasil, o pesquisador e professor Sérgio Benvenga proferiu uma palestra a tomaticultores da região de Caxias do Sul. Um dos mais referenciados especialistas em horticultura, Benvenga tratou de fatores ligados à biologia da praga que são decisivos ao controle eficaz da traça-do-tomateiro (Tuta absoluta). “Esta é hoje a praga potencialmente mais danosa ao tomate”, salientou o engenheiro agrônomo Sérgio Camargo, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino.
Conforme Sérgio Camargo, a praga ocorre o ano todo. Entretanto, salienta ele, torna-se mais agressiva nos períodos de seca e conta com capacidade para ocasionar danos de 70% a 100% da produção de uma lavoura de tomate. “Ela possui significativa capacidade produtiva: cada fêmea consegue depositar de 50 a 130 ovos no período de reprodução”, resume ele.
A programação do evento de Caxias do Sul também foi dedicada ao lançamento do inseticida Ohkami® no Rio Grande do Sul. Essa solução, de acordo com Freitas, se caracteriza, sobretudo, pelo modo de ação, “único no Brasil” para o manejo da traça-do-tomateiro. “A ação de Ohkami® ocorre por contato e ingestão. O inseticida funciona rapidamente após aplicado. Nos ensaios a campo do pré-lançamento, o controle de populações da praga variou entre 80-90%”.
Também foi destacado que o Ohkami® teve registro aprovado para o controle das traças das crucíferas (Plutella xylostella), que ataca brócolis, couve, couve-flor, repolho, ao qual também apresenta altíssima eficácia de controle.
Outro diferencial da nova solução, acrescenta o agrônomo, que o inseticida não apresenta resistência cruzada com outros produtos empregados no controle da Tuta absoluta. “Ohkami® age ainda sobre a fertilidade de insetos adultos, possui efeito lagarticida em todos os estágios larvais, ação ovicida (controla ovos da praga) e ação repelente”, além da carência de 3 dias, conclui Sérgio Camargo.
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
Fonte: Sipcam Nichino Brasil
◄ Leia outras notícias