Pesquisas

Pecuária: Cepea amplia coleta de dados com a parceria de “Agregadores de Negócios”

Colaboração da Agrobrazil e outros parceiros reforça a transparência no mercado de pecuária


Publicado em: 23/07/2024 às 11:40hs

Pecuária: Cepea amplia coleta de dados com a parceria de “Agregadores de Negócios”

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, está inovando na coleta de dados ao incorporar recursos tecnológicos e diversificar suas abordagens, incluindo a modalidade “relacionamento” para identificar transações de compra e venda de bovinos realizadas no dia a dia.

A iniciativa permite que profissionais liberais, empresas e entidades que frequentemente têm conhecimento de negociações realizadas por terceiros informem tais transações ao Cepea. O centro se encarrega da verificação e cadastramento das fontes primárias. Uma vez confirmados os detalhes e o registro do informante, a transação é considerada na amostra inicial do Indicador CEPEA/B3, conforme os critérios metodológicos estabelecidos.

Esses “agregadores de negócios” colaboram de forma voluntária e recebem o mesmo nível de tratamento dedicado aos colaboradores regulares do Cepea. A primeira empresa a adotar essa modalidade é a agtech Agrobrazil. Nesta plataforma, pecuaristas registram suas transações e têm acesso a detalhes de vendas e compras realizadas por outros participantes.

Na Agrobrazil, as informações são verificadas pela empresa com base no histórico, por WhatsApp ou telefone, diretamente com o pecuarista, e só então são liberadas para acesso geral. Os participantes com perfil validado pelo sistema têm suas informações compartilhadas imediatamente após o registro. A plataforma fornece uma visão quase em tempo real do mercado.

Ao registrar suas transações na plataforma, os usuários da Agrobrazil podem optar por compartilhar suas informações com o Cepea. Caso concordem, seus dados são enviados por e-mail para a equipe do Indicador do Boi CEPEA/B3. A equipe do Cepea verifica se o pecuarista já é um “Colaborador Cepea”; se não for, é convidado a se cadastrar. Após o cadastro, as informações são checadas e, se estiverem de acordo com a metodologia do Indicador CEPEA/B3, são incluídas na amostra inicial. Esses dados são então submetidos a análises estatísticas para a obtenção dos Indicadores e das médias regionais.

Caio Junqueira, fundador da Agrobrazil, destaca que essa colaboração com o Cepea visa contribuir para a transparência do mercado e reduzir a assimetria de informações na pecuária brasileira.

A iniciativa está aberta a outros profissionais e empresas interessados em participar da modalidade “agregador de negócios”. Para manifestar interesse, basta enviar um e-mail para boicepea@usp.br, e o Cepea entrará em contato.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias