Pesquisas

Palestras do Encontro de Laboratórios da Embrapa têm foco em gestão, qualidade e inovação

A programação da 18ª edição do Encontro Nacional sobre Metodologia e Gestão de Laboratórios da Embrapa (MET) está bastante variada


Publicado em: 30/09/2013 às 08:00hs

Palestras do Encontro de Laboratórios da Embrapa têm foco em gestão, qualidade e inovação

Serão dez palestras, duas mesas-redondas, com a participação de outras instituições, seis minicursos e seis grupos de trabalho, estes exclusivos para empregados da Embrapa — Empresa de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Pela primeira vez, o encontro acontece no Nordeste. Esta edição, que tem por tema “O mundo atrás da bancada”, será de 28 de outubro a 1º de novembro, no Pestana Bahia Hotel, em Salvador. Estima-se um público de 250 a 300 pessoas, e as inscrições podem ser feitas pelo site (www.met2013.com.br). Lá constam todas as informações sobre a programação e orientações para inscrição e envio de trabalhos.

A presidente da comissão organizadora, Maria de Fátima da Costa Pinto, ressalta que o principal objetivo desta edição é promover a inovação tecnológica e de gestão laboratorial, além do intercâmbio científico-tecnológico entre pesquisadores, analistas e estudantes não só da Embrapa. “Planejamos uma participação mais ampla da comunidade científica, universidades, instituições de pesquisa, parceiros etc. Por isso propusemos um tema inovador, mais geral, para termos maior participação acadêmica. A ideia é falar sobre o que acontece quando as pesquisas saem do campo e chegam até o laboratório. Queremos focar na parte de metodologias inovadoras, gestão de laboratório e metrologia”, diz Fátima, que enfatiza a expectativa da Embrapa Mandioca Fruticultura, localizada em Cruz das Almas (BA), em ser a primeira Unidade da Embrapa do Nordeste a organizar o encontro.

Temas das palestras

As palestras abordam temas que vão desde propriedade intelectual, inovação tecnológica e qualidade à automação e gestão da informação laboratorial, nanotecnologia, entre outros assuntos. Confira o objetivo de cada uma e os palestrantes:

Objetivo das palestras

“Perspectiva da Embrapa para os próximos dez anos”
(28.10.13) - Expor aos participantes as ações gerenciais de PD&I esperadas para a Embrapa nos próximos anos.
Palestrante: Esdras Sundfeld (Embrapa Sede)

“Propriedade intelectual: proteção jurídica das patentes e dos direitos autorais nas instituições de ensino e pesquisa no Brasil”
(28.10.13) - Transferir ao público representante de todas as unidades constituintes da Embrapa as estratégias e desafios que devem ser observados para que, na medida do possível, sejam adotadas e unificadas boas práticas que garantam a proteção do conhecimento gerado na instituição.
Palestrante: Chang das Estrelas Wilches (Embrapa Sede)

“Inovação tecnológica como foco da parceria público-privada”
(28.10.13) - Os participantes terão oportunidade de identificar ferramentas de colaboração entre setor público e privado que possam ampliar avanços tecnológicos, sempre com foco na qualificação de ferramentas de suporte à transferência de tecnologia das estratégias de pesquisa.
Palestrante: Alexandre Paupério  (secretário executivo da Câmara Transversal de Tecnologia e Inovação do Conselho de Desenvolvimento Industrial do Estado da Bahia)

“Credenciamento de laboratórios em ABNT NBR ISO 17025”
(30.10.13) - Identificar os pontos críticos quanto ao processo de certificação metrológica sob a ótica do instituto fiscalizador dos processos de qualidade no Brasil.
Palestrante: Galdino Bicho (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro)

“Material de referência certificado – Inmetro”
(30.10.13) - Identificar os pontos críticos quanto ao processo de produção de material de referência sob a ótica do instituto fiscalizador dos processos de qualidade no Brasil. Essa etapa é crítica na formação e participação de laboratórios da Embrapa em novos grupos de ensaios de proficiência.
Palestrante: Isabel Fraga (Inmetro)

“Automação e gestão da informação laboratorial – Inmetro”
(30.10.13) - Conhecer novas alternativas de automação envolvendo equipamentos e protocolos é um dos objetivos mais importantes do evento. Nesta palestra, serão apresentadas soluções inovadoras visando à agregação de tecnologias avançadas que permitam a redução de mão de obra, maior eficácia, robustez e complexidade nas análises para o atendimento de demandas nas diferentes áreas da Biologia Avançada.
Palestrante: grupo técnico da Perkin Elmer do Brasil

“Nanotecnologia para produção de filmes comestíveis e embalagens”
(31.10.13) - Demonstrar a visibilidade de novos usos para agregação de valor na produção de frutos. Apesar de aparentemente o tema estar focado em ação pontual da engenharia de alimentos, o processo é multidisciplinar e envolve áreas diversas do conhecimento como a nanotecnologia, patentes de equipamentos, agregação de valor à comercialização de frutos e análises de resíduos.
Palestrante: Odílio de Assis (Embrapa Instrumentação)

“Boas práticas agrícolas e uso eficiente de defensivos agrícolas no campo”
(31.10.13) - Capacitar participantes sobre normativas relacionadas ao uso correto e seguro de produtos fitossanitários, visando à melhoria da produtividade e da qualidade da produção agrícola. A partir desta palestra, pretende-se identificar as correlações existentes entre o campo e a qualidade dos trabalhos de pesquisa da Embrapa.
Palestrante: José Annes Marinho (Associação Nacional de Defesa Vegetal – Andef)

Parâmetros de absorção atômica – Agilent Technologies
(31.10.13) - Identificar potencialidades da espectroscopia de absorção atômica para a aplicação nas pesquisas desenvolvidas na Embrapa.
Palestrante: Daniela Schiavo (Agilent Technologies)

Ensaio de proficiência no âmbito da cadeia produtiva nacional
(1º.11.13) - Fortalecer a visão dos programas de proficiência liderados pela Embrapa dos aspectos metrológicos envolvidos. Essa é uma via obrigatória para o credenciamento metrológico de laboratórios de ensaios analíticos.
Palestrante: Marcelo Saldanha (Embrapa Solos)

Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura

◄ Leia outras notícias