Publicado em: 24/09/2013 às 08:00hs
Este programa é realizado anualmente e começa com um treinamento para os gerentes das fazendas, em seguida a Fundação promove o evento denominado Repex, que significa Resultados de pesquisa e experimentação. Nesta safra participaram 43 gerentes de fazenda e 160 produtores rurais, técnicos, estudantes e representante comerciais.
O diretor da Fundação, Edson Borges disse que a ideia é passar ao público participante uma síntese dos principais resultados de pesquisa nas mais diferentes áreas, de forma que levem aos gerentes, produtores e consultores a empregarem as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela pesquisa da Fundação Chapadão. O pesquisador Jefferson Anselmo, do setor de fitotecnia, mostrou os resultados obtidos com mais de 170 cultivares de soja avaliados nos mais diferentes ambientes da região dos Chapadões na safra 2012/13. O Dr. Marcelo Arf, pesquisador na área de fertilidade de solo, mostrou as vantagens de fazer uma correção profunda do solo, com diferentes fontes de calcário bem como a comparação da adubação a lanço com adubação em sulco. O pesquisador do setor de entomologia, Germison Tomquelski, mostrou as técnicas de manejo para o controle da helicoverpa, mosca branca e percevejos, outro ponto mostrado pelos pesquisadores Edson Borges e Alfredo Ricieri, foi o manejo de produtos para o controle das doenças na soja e milho verão.
Ao encerrar o evento o Presidente da Fundação Adriano Loeff, fez questão de ressaltar a importância que é receber estas informações momento que estamos iniciando o plantio, é relembrar em nossa memória detalhes importante que jamais podem ser esquecidos neste momento que iniciamos o plantio da soja e do milho, afirma o Adriano Loeff.
Fonte: Fundação Chapadão
◄ Leia outras notícias