Pesquisas

Chile desenvolve batatas resistentes às mudanças climáticas

“Do ponto de vista agronómico, existe material vegetal isento de vírus das três novas variedades"


Publicado em: 12/09/2023 às 09:00hs

Chile desenvolve batatas resistentes às mudanças climáticas

Nebulosa, Galaxia e Centifolia  foram os nomes escolhidos para as três variedades de batatas de polpa variegada, roxa e vermelha produzidas na temporada 2023 como parte dos resultados do projeto "Avaliação de linhas melhoradas batata nativa (patrimônio fitogenético nacional) adaptada às novas condições de estresse hídrico e térmico com maior valor comercial do produto”.

Esta iniciativa, iniciada em 2018, foi realizada nas regiões de Los Lagos, Los Ríos e La Araucanía, foi apoiada pela Fundação para a Inovação Agrária (FIA), agência de inovação do Ministério da Agricultura, e executada pelo Instituto de Produção e Fitossanidade (IPSV) da Universidade Austral do Chile, foi dirigido pela Dra. Carolina Lizana Campos, Reitora(s) do Faculdade de Ciências Agrárias e Alimentares da casa de estudos.

A professora Lizana explicou que foi possível desenvolver novas variedades, derivadas de batatas nativas, geneticamente melhoradas para se adaptarem às altas temperaturas e à seca e que do ponto de vista nutricional serão um importante contributo de antioxidantes para a dieta alimentar da população.

“Do ponto de vista agronómico, existe material vegetal isento de vírus das três novas variedades de batata e com a sua inscrição provisória no registo de variedades aptas à certificação (RVAC) do SAG, organismo que irá analisar os resultados da os últimos ensaios de valor agronómico para obtenção do seu registo definitivo”, acrescentou o investigador.

Por sua vez, o representante regional da FIA em Los Ríos e Los Lagos, Patricio Cantos Oyarzún, indicou que para esta entidade é "muito importante apoiar iniciativas de inovação agrícola que contribuam para a adaptação e mitigação das alterações climáticas, bem como para melhorar a disponibilidade, a qualidade e a eficiência e a utilização dos recursos hídricos, promovendo o estabelecimento de sistemas alimentares sustentáveis, componentes presentes neste projeto”.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias