Publicado em: 18/09/2013 às 13:10hs
O setor da maçã apresentou na tarde desta terça-feira, 17, ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, um projeto para implantação do Centro de Controle Biológico de Anastrepha Fraterculus – MOSCASUL, que será instalado em Vacaria. A reunião foi agendada pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS). O projeto foi elaborado pela Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e Embrapa Uva e Vinho.
Trata-se de uma proposta de Pesquisa e Controle Biológico da Mosca-das-Frutas - uma das pragas-chave da fruticultura brasileira e pode causar danos em frutos até a colheita e o dano pode chegar a 100% da produção. “Somente no segmento da maçã as perdas associadas à praga superam R$ 25 milhões, entre perdas por danos e custo de aplicação de inseticidas”, observa o diretor executivo da ABPM, Moisés Albuquerque.
O ministro se interessou pela proposta e anunciou que o Ministério será parceiro das entidades para implantação do projeto.
Geração de emprego
Afonso Hamm comenta que a praga tem comprometido a produção da maçã, em especial na região de Vacaria e Santa Catarina e a produção de pêssegos, em especial na região de Pelotas. “O projeto de implantação da Biofábrica para o controle biológico desta praga teve respaldo positivo do ministro e irá contemplar os pequenos frutos de extrema importância sócio-econômica para a região”, ressalta Hamm ao comentar que o setor gera mais de 58 mil empregos diretos no país.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Adalécio Kovaleski, o projeto, que será implantado em três etapas, prevê o envolvimento da Embrapa Uva e Vinho e Clima Temperado, universidades, órgãos públicos e associações de produtores
Também participaram da reunião o senador Cassildo Maldaner; representante da CNA, Eduardo Brandão e assessor da senadora Ana Amélia Lemos, Francisco José Souza.
Fonte: Assessoria de Imprensa Dep. Afonso Hamm
◄ Leia outras notícias