Publicado em: 17/05/2012 às 19:20hs
Na vitrine, o público da feira pode conhecer variedades de arroz, cenoura, feijão, girassol, milho, soja, sorgo, pimenta e forrageiras desenvolvidas pela Embrapa. Além desse espaço, a Empresa também está atendendo os produtores no estande do Mapa.
A Embrapa Hortaliças está mostrando cultivares de abóbora, batata-doce, cenoura e pimentas, além de distribuir sementes de verduras e hortaliças. Bioinseticidas estão sendo expostos pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia – os produtos podem ser usados para combater borrachudos e o mosquito da dengue. A Embrapa Cerrados está expondo variedades de forrageiras, maracujá e soja especialmente desenvolvidas para as condições de solo e clima da região. A Embrapa Agroenergia, por sua vez, está apresentado seu projeto em parceria com a Caesb para construção de uma usina para transformação de óleo de fritura em biodiesel. No espaço da Unidade, os visitantes também podem conhecer as pesquisas com espécies oleaginosas alternativas para a produção de biocombustível. Além disso, a livraria da Embrapa tem diversas publicações disponíveis para venda no estande.
O estudante de Tecnologia de Produção de Grãos José Francisco Teixeira, do Instituto Federal do Norte de Minas, visitou o estande e conversou com a equipe da Embrapa Agroenergia. Ele recebeu informações sobre as pesquisas que a Unidade está desenvolvendo com pinhão-manso, dendê e palmeiras nativas, tendo em vista a obtenção de óleos para a produção de biodiesel. “Eu não tinha conhecimento de que a Embrapa tinha parcerias com tantos centros de pesquisa e universidades”, comenta Teixeira.
O chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Agroenergia, José Manuel Cabral, explica a que entidade está presente na Agrobrasília para “divulgar os trabalhos que está desenvolvendo, em particular o do aproveitamento de óleo de fritura para produzir biodiesel, que em breve vai mobilizar a comunidade do Distrito Federal. A Feira é também uma oportunidade de mantermos contato direto com os produtores rurais, ouvirmos suas preocupações e convertê-las em pesquisa para atender as demandas do campo”.
Abertura
Na abertura oficial da quinta edição da Agrobrasília, realizada na terça-feira, 15 de maio, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, destacou a importância do evento para mostrar que a região é um centro de produção agrícola com alta tecnologia. Para o governador, a agropecuária tem papel decisivo para garantir a qualidade de vida nas cidades. O secretário distrital de agricultura, pecuária e abastecimento, Lúcio Taveira Valadão, afirmou que a presença de unidades da Embrapa no Distrito Federal foi fundamental para transformar a agricultura da região, convertendo-a em uma das mais produtivas de todo o Brasil.
A abertura da feira também contou com a presença do vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, do senador Rodrigo Rollemberg e do deputado distrital Joe Valle. O MAPA foi representado pelo secretário de desenvolvimento agropecuário e cooperativismo, Erikson Chandoha. O secretário de agricultura familiar Laudemir André Müller representou o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O Diretor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldir Stumpf, o Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Teixeira Souza Júnior, e o Chefe-Geral da Embrapa Cerrados, José Roberto Rodrigues Peres, também participaram da cerimônia.
O presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), Leomar Cenci, espera que a feira gere cerca de 270 milhões de reais em volume de negócios. O evento segue até sábado (19), no PAD-DF. Na sexta-feira (18), está prevista a realização de um dia de campo sobre integração lavoura-pecuária-floresta, com a participação da Embrapa Cerrados. Informações sobre esse evento podem ser obtidas em http://www.cpac.embrapa.br/publico/usuarios/uploads/ilpf/folder_ilpf.jpg.
Fonte: Embrapa Agroenergia
◄ Leia outras notícias