Publicado em: 09/07/2012 às 18:10hs
O objetivo é enfatizar o atual desafio de inovar o campo com uma agricultura marcada pela baixa emissão de carbono, pelo uso eficiente de recursos naturais e pela inclusão social.
Essas questões serão debatidas em workshops que integrarão, pela primeira vez, a programação do evento. Serão três grandes debates, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino: A mulher rural, o Programa de Financiamento da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e a Proposta de Legislação Florestal e seus impactos sobre a Agricultura de Montanha.
A 83ª Semana do Fazendeiro deverá receber cerca de 1500 produtores rurais. Tradicionalmente, a maioria deles é proprietária de áreas de até 110 hectares, que têm como atividades principais a cafeicultura e as pecuárias leiteira e de corte e contam com mão de obra familiar.
Embora a abertura oficial do evento esteja marcada para 9 de julho (segunda-feira), as atividades da 83ª Semana do Fazendeiro começarão na manhã do dia 7, com o projeto Troca de Saberes, que se estenderá ao longo do dia, juntamente com as atividades culturais e a feira comercial de produtos agrícolas, equipamentos, artesanatos, etc. Para a Semana, estão previstos também dias de campo, leilões, exposição de animais e máquinas agrícolas e consultorias tecnológicas.
Quem pode participar
Podem participar da 83ª Semana do Fazendeiro produtores rurais acima de 18 anos; seus familiares (até 2º grau de parentesco); trabalhadores do setor agropecuário; estudantes de escolas agrotécnicas com mais de 16 anos ou que irão completar até julho de 2012; participantes de ONGs, de movimentos sociais e agentes municipais, estaduais e federais vinculados ao meio rural, além de menores aprendizes com mais de 16 anos ou a completar até julho de 2012.
O vínculo rural deve ser comprovado por meio da apresentação de uma cópia de documento comprobatório. A inscrição de pessoas não vinculadas ao meio rural é condicionada à existência de vagas e, nesta edição, será feita apenas no dia 8 de julho (domingo), após as 16 horas, na Secretaria Permanente da Semana do Fazendeiro (Prédio do Centro de Vivência).
Cursos
A 83ª Semana do Fazendeiro vai oferecer 208 cursos (15 a mais que a edição anterior), ministrados por professores e técnicos administrativos da UFV e órgãos parceiros: a maioria deles (39) relacionada à agropecuária. O restante envolve temas que vão da ciência no dia-a-dia à produção e conservação do vestuário.
As inscrições para os cursos custam R$85,00 e poderão ser realizadas, a partir de 20 de junho, pelo site www.semanadofazendeiro.ufv.br. Elas também poderão ser feitas no dia 8 de julho, na secretaria do evento. Os participantes vão poder se inscrever em até 10 atividades, o que inclui cursos, dias de campo e workshops.
Mais informações:
Maria Aparecida Moreira Gonzaga e Bárbara Pereira da Silva
Telefones: (31) 3899-1701 e 3899-2845
Clínica Tecnológica
A Clínica Tecnológica é uma consultoria coletiva (com turmas de até sete pessoas) oferecida, gratuitamente, aos inscritos na Semana do Fazendeiro. Os não-inscritos também podem participar mediante o pagamento de uma taxa de R$20,00. Ela é coordenada pela Divisão de Extensão da UFV e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Minas Gerais.
O objetivo da Clínica Tecnológica - este ano, em sua 13ª edição - é promover transferência de tecnologia e inovação de processos e produtos, viabilizando o contato dos empresários empreendedores com especialistas, a maioria professores e técnicos administrativos da UFV, e outros órgãos parceiros.
Na 83ª Semana do Fazendeiro, serão 62 clínicas sobre 53 temas, sete a mais do que em 2011. Elas acontecerão de 9 a 12 de julho. Os atendimentos deverão ser agendados na Secretaria da Clínica Tecnológica, localizada no prédio do Centro de Ensino e Extensão/CEE.
Mais informações:
Ivani Soleira Gomes e Daniela Santana Araújo
Telefones: (31) 3899-2587 e 3899-2055
Troca de Saberes
A Troca de Saberes é um momento de interação entre universidade e sociedade. É um espaço organizado para articular os saberes populares com os conhecimentos produzidos no meio acadêmico e, desta articulação, promover a construção e valorização dos saberes. Este ano será realizada a quarta edição da Troca de Saberes, que acontecerá de 7 a 10 de julho. Em todo o campus acontecerão instalações pedagógicas, utilizando a metodologia do Círculo de Cultura, baseado nos referenciais do educador Paulo Freire.
Mais informações:
Antônio Bento Mâncio
Telefones: (31) 8634-9702 e 3899-1709
Carbono Zero
Desde 2010, as emissões de carbono geradas pela Semana do Fazendeiro vêm sendo neutralizadas com a plantação de árvores em áreas que precisam ser recuperadas. Uma comissão formada por professores, técnicos e estudantes do Departamento de Engenharia Florestal calcula a emissão de carbono e planta uma quantidade proporcional de árvores de espécies nativas. Até agora já foram plantadas mais de 600 mudas de 20 espécies nativas da Mata Atlântica.
A ideia é tornar o evento ecologicamente mais sadio e sensibilizar os produtores sobre suas atitudes no campo para que reduzam a emissão de carbono em suas propriedades. E os resultados têm sido positivos, pelo menos para o evento. Desde que o projeto foi implantado na Semana do Fazendeiro já houve uma redução de 10 toneladas na emissão de carbono, mesmo com o aumento do público visitante do evento que, em 2011, foi superior a 50 mil pessoas.
Mais informações:
Laércio Antônio Gonçalves Jacovine
Telefone (31)3899-1191
VI Semana da Juventude Rural
Há quatro anos, a programação da Semana do Fazendeiro inclui a Semana da Juventude Rural, que envolve cursos de formação para melhoria das perspectivas do jovem no campo, além de visitas orientadas a diversos setores da UFV. Este ano, a Semana da Juventude Rural será de 11 a 13 de julho, e deverá receber 250 jovens com idade entre 16 e 29 anos.
O projeto, que tem como objetivo complementar a formação cidadã de jovens residentes no meio rural, é uma realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), por meio do Projeto Transformar, em parceria com a UFV.
Fonte: Assessoria de Imprensa Semana do Fazendeiro UFV
◄ Leia outras notícias