Outros

Trazendo para o Brasil tema de debate da pesquisa internacional

Em Bento Gonçalves, será abordado sistema que se propõe a diminuir a contaminação ambiental quando do abastecimento de pulverizadores com defensivos agrícolas


Publicado em: 16/03/2012 às 08:40hs

Trazendo para o Brasil tema de debate da pesquisa internacional

A aplicação de defensivos por meio de pulverizadores é um dos momentos ‘críticos’ da produção agrícola. Além da regulagem e calibração do equipamento de aspersão, visando a uma correta aplicação, a adequação do local em que as máquinas são abastecidas dos produtos se coloca como um importante aspecto para se evitar contaminação ambiental, por resíduos de tais insumos. Originados na Suécia, os ‘leitos biológicos’ – confira conceito mais adiante e figura anexa – surgem como uma resposta nesse sentido.

Debate em torno de tal contexto, cada vez mais objeto de interesse da pesquisa internacional em agropecuária, estará em pauta no 3º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária, que, organizado pela Embrapa Uva e Vinho, acontece nos dias 25 e 26 de abril, em Bento Gonçalves, RS, integrando a edição 2012 da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (Fiema Brasil). Para abordagem do tema, o evento contará com duas convidadas internacionais: as pesquisadoras Maria Cristina Diez Jerez, da Universidade de La Frontera, Chile, e María del Pilar Castillo, da Universidade de Uppsala, Suécia. No dia 25, às 15h45, Maria Cristina fará palestra sobre Manejo dos pontos de abastecimento e seus resíduos; no dia 26, às 13h30, María del Pilar falará sobre Gestão de resíduos em outros países.

Na semana seguinte – de 2 a 4 de maio –, as pesquisadoras estarão no Chile, onde, em Pucón, acontece o 1º Workshop Latinoamericano sobre Leitos Biológicos, evento do qual integram os comitês organizador e científico. “Ou seja, na programação em Bento Gonçalves, contaremos com figuras de projeção internacional em um tema cada vez mais na pauta da pesquisa em agropecuária no mundo todo”, observa o coordenador do 3º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária, pesquisador Luciano Gebler, atuante na Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado da Embrapa Uva e Vinho, em Vacaria, RS. “Ao convidá-las para o evento, nos propusemos a trazer para cá uma discussão a respeito da qual o Brasil está em atraso em comparação aos demais países da América Latina – também atrasados, por sua vez, em relação ao mundo”, segue Luciano, também membro da comissão organizadora do evento no Chile.

O 3º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária é direcionado a técnicos, pesquisadores, produtores e estudantes de áreas afins à atividade agropecuária, além de gestores públicos e fabricantes de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas. Mais informações em www.fiema.com.br/pt/eventos-simultaneos/seminario-de-gestao-ambiental-na-agropecuaria.html.

Resumos – A propósito, para o meio científico/acadêmico: o 1º Workshop Latinoamericano sobre Leitos Biológicos está aceitando resumos, que devem ser apresentados até 31 de março. Mais informações em http://workshop2012lechosbiologicos.org/.

‘Leitos biológicos’: conceito

Os ‘leitos biológicos’ consistem em uma escavação no solo, a qual é impermeabilizada e preenchida com um biomescla composta por solo, turfa e resíduos lignocelulósicos (restos ou palha de cultivos). Inclui uma rampa de acesso para o estacionamento do pulverizador sobre uma cobertura de grama. O sistema reduz a concentração de pesticidas provocada pelo processo simultâneo de absorção dos componentes orgânicos e degradação dos componentes microbiológicos da biomescla.

Fonte: Berries & cherries – Revista frutícola do sul do Chile. Disponível em http://revista.berriesandcherries.cl/2011/04/lechos-biologicos-tratamiento-de-residuos-de-plaguicidas-en-la-fruticultura.

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

◄ Leia outras notícias