Outros

Sistema inteligente facilitará o trabalho nas propriedades rurais

Técnicos que participaram da capacitação para multiplicadores na Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) acreditam que o sistema irá facilitar o dia a dia nas propriedades


Publicado em: 16/07/2012 às 16:00hs

Sistema inteligente facilitará o trabalho nas propriedades rurais

A Plataforma de Gestão Agropecuária é um sistema inteligente que vai facilitar o dia a dia dos produtores rurais. Essa opinião é unânime entre os técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Federações de Agricultura e Pecuária que realizaram durante toda esta semana a capacitação para Multiplicadores da PGA, na sede da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

O técnico em Assuntos Fundiários da Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG), Rogério Arantes, conta que os participantes receberam muita informação durante esses cinco dias de treinamento. “Recebemos informações que são valiosas e nos ajudarão a facilitar a vida do produtor rural com a lida na propriedade”, destaca.

O chefe da Divisão Técnica do SENAR/SP, Jair Kaczinski, afirma que ao voltar para seu estado, buscará o empenho da equipe para multiplicar o aprendizado que recebeu. “Precisamos multiplicar sem ruídos, pois essa ferramenta é um avanço e uma melhoria para o produtor”, acredita. Kaczinski ressalta que a utilização da PGA irá melhorar o processo de produção e de gestão na área rural.

A alagoana Joseane Araújo, analista de Tecnologia da Informação na Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL), diz que a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) agora poderá ser feita de forma mais rápida. “Esse sistema trará muitos benefícios para o trâmite realizado pelos produtores rurais, porque além de ser feito mais rápido, via internet, os estados poderão realizar consultas e trocar informações, coisa que não dava para ser feita antes de forma manual”, explica.

O assessor da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEAM) Marcos Pinheiro, vai além, diz que a nova ferramenta irá aproximar a Federação dos órgãos de defesa animal e quem ganhará com isso será o produtor. “Será muito positivo para o Estado ter um sistema inteligente como a PGA, pois garantirá ao produtor rural a realização de vários serviços”, esclarece. Marcos também participa da capacitação de multiplicadores na CNA e enfatiza que a pretensão da FAEAM é passar as informações recebidas para os sindicatos rurais, principalmente do interior, afim de que se envolvam e atendam os produtores mais de perto.

Segundo o educador do SENAR Mato Grosso do Sul, João Aires de Castro, a PGA é uma proposta positiva e irá auxiliar a tomada de decisão na propriedade, principalmente para os produtores rurais que fazem parte do sistema.

A capacitação foi realizada pelo Sistema CNA/SENAR entre os dias 9 e 13 de julho, com a participação do coordenador da PGA, Décio Coutinho, e dos coordenadores do Programa Sindicato Forte, Ademar Fernandes e Celso Botelho.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

◄ Leia outras notícias