Outros

Simpósio sobre Micronutrientes e Magnésio aborda biofortificação de plantas

"Biofortificação e Aspectos nutricionais das plantas x Co, Mo e Ni" será tema de uma das palestras do Simpósio sobre Micronutrientes e Magnésio , programado para os dias 04 a 06 de julho, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ/USP - Piracicaba/SP


Publicado em: 06/06/2012 às 11:10hs

Simpósio sobre Micronutrientes e Magnésio aborda biofortificação de plantas

Ministrada por Milton Moraes, professor da Universidade Federal do Paraná , a apresentação explica que a biofortificação representa uma nova forma de olhar para o desenvolvimento de cultivares melhoradas, ou seja, focando não somente a produtividade, mas também a qualidade dos grãos. “A tendência na agronomia é a união de potencial genético com o manejo de nutrientes (fertilizantes ) para produção mais sustentável de alimentos” , informa o prof. Milton Moraes.

O especialista da UFPR ressalta que o Níquel é um novo micronutriente para as plantas, apresentando grande potencial para a melhoria da eficiência de uso do Nitrogênio. Ele lembra, porém, que o tema carece de mais pesquisas agronômicas. Já o Cobalto e Molibdênio têm sido utilizados na adubação de culturas há mais de 30 anos, principalmente leguminosas, mas faltam informações sobre suas exigências pelas culturas e níveis adequados em solos e plantas.

“O objetivo da palestra é apresentar os avanços e perspectivas sobre a contribuição de práticas agronômicas com ênfase no manejo de nutrientes, para melhorias da qualidade de alimentos e, em relação ao Co, Mo e Ni, resgatar conhecimentos atuais e futuros avanços nos usos destes elementos na nutrição mineral das culturas”, diz.

A biofortificação nas plantas é de extrema importância, já que as sementes biofortificadas são mais nutritivas para alimentação humana e animal e têm se mostrado capazes de gerar plântulas mais resistentes a condições adversas, como estresses por frio, seca e patógenos em seus estádios iniciais de crescimento.

O Simpósio sobre Micronutrientes e Magnésio é promovido em parceria pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz (FEALQ) e pelo Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE), sendo palco para a difusão de conhecimento prático e técnico, aliando experiências de renomados profissionais no setor com as tendências desse campo e os rumos das mais novas e relevantes pesquisas da área.

A palestra “Biofortificação e Aspectos nutricionais das plantas x Co, Mo e Ni” será realizada no dia 5 de julho, às 17h, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ/USP, em Piracicaba/SP.

Fonte: Assessoria de Imprensa ESALQ/USP

◄ Leia outras notícias