Outros

SENAR desenvolve estudo com FGV sobre mão de obra e uso de tecnologia no setor rural

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, está desenvolvendo, com a Fundação Getúlio Vargas, um estudo sobre a mão de obra ocupada e uso de tecnologia no meio rural, segundo classes de renda das propriedades rurais, com abrangência nacional, estadual e municipal


Publicado em: 31/07/2012 às 08:05hs

SENAR desenvolve estudo com FGV sobre mão de obra e uso de tecnologia no setor rural

 “Estamos diante de um enorme desafio: vencer a falta de mão de obra qualificada para que a nossa agropecuária continue liderando em produção e preservação. Para planejar e definir estratégias precisamos saber exatamente quantos brasileiros hoje não tem qualificação para crescer e onde eles estão”,  explica o Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara.

Para enfrentar o desafio de desenvolver recursos humanos para acabar com o apagão de mão de obra rural, o SENAR  vai promover um  fórum internacional, nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo. “Vamos reunir especialistas brasileiros e estrangeiros para uma troca de experiências e debate de ideias que nos ajudem a construir um modelo brasileiro de qualificação de homens e mulheres do campo”, diz Daniel Carrara.

O conhecimento é ferramenta fundamental no processo de produção, no aumento da produtividade, da renda e da qualidade de vida das famílias. “A agropecuária brasileira exige cada vez mais mão de obra qualificada no uso de novas tecnologias, equipamentos de ponta e para acompanhar o avanço das pesquisas. Portanto, se queremos desenvolver o campo, precisamos levar conhecimento ao campo”, conclui o Secretário Executivo do SENAR.

Apoio

O Fórum Internacional SENAR – Inovação para o Campo, tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho, por meio do Centro Interamericano para o desenvolvimento e conhecimento em formação profissional – CINTERFOR. Entidade de  cooperação dos organismos de formação profissional da América Latina e Caribe.

Os palestrantes

O Chefe do Centro Internacional de Educação Técnica e Formação Profissional da UNESCO-UNEVOC, Shyamal Majumdar, fará palestra a primeira palestra internacional fórum do SENAR, no dia 30 de agosto. Ele atua em áreas como ensino técnico e profissional, formação de professores e gestão de qualidade total.

À tarde, será a vez do brasileiro Marcelo Neri, PhD em Economia pela universidade de Princeton, Mestre e Bacharel em Economia pela PUC-RIO. Ele vai falar sobre Cenários da educação profissional no meio urbano e meio rural. Neri é economista-chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas e Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Para falar sobre Políticas para desenvolver as qualificações, a empregabilidade dos trabalhadores e a promoção de empresas sustentáveis, o fórum receberá Martha Pacheco, coordenadora da Organização Internacional do Trabalho no Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional, OIT/Cinterfor, no Uruguai.

Para conhecer os demais palestrantes, a programação completa do Fórum Internacional SENAR Inovação para o Campo, ver dicas de hotéis e fazer sua inscrição, gratuitamente, acesse:

www.canaldoprodutor.com.br/forum-senar

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR

◄ Leia outras notícias