Outros

Semana da Ciência e Tecnologia leva pesquisas para sala de aula do campo

Entre as atividades propostas pela semana uma série de palestras, apresentações de vídeos e dinâmicas de grupo com temas relacionados ao meio ambiente e a produção de alimentos foram realizadas


Publicado em: 24/10/2012 às 08:30hs

Semana da Ciência e Tecnologia leva pesquisas para sala de aula do campo

A Embrapa Pantanal (Corumbá, MS) e a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento participaram, entre os dias 15 a 21 de outubro, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que este ano teve  como tema:  Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza.

Entre as atividades propostas pela semana uma série de palestras, apresentações de vídeos e dinâmicas de grupo com temas relacionados ao meio ambiente e a produção de alimentos foram realizadas por um grupo de profissionais das duas Unidades, nos dias 16 e 17, para um grupo de aproximadamente 700 estudantes, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental  e do  1º ao 3º ano do ensino médio,  na  Fundação Bradesco – escola Bodoquena,  localizada no município de Miranda, a 230 km da Capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

Divididos em grupos de 40, as crianças e adolescentes foram apresentadas ao site Contando Ciência na Web (http://ccw.sct.embrapa.br/), desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica, para a faixa etária dos seis aos 14 anos. No bloguinho puderam responder a perguntas sobre as informações adquiridas além de jogarem on-line com as ferramentas oferecidas pelo site. Os monitores também navegaram com os jovens pelo site Agro sustentável.

Os alunos do ensino médio, que se encontram também em formação do curso Técnico em Agropecuária, assistiram às palestras: Agropecuária Sustentável: como chegar lá, ministrada por Euclides Maranho da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS)  e a palestra “A Pecuária no Pantanal” , ministrada por Dayana Batista da Embrapa Pantanal(Corumbá, MS).

Para o diretor de ensino da Fundação Bradesco – escola Bodoquena (Miranda –MS), Marcos de Souza Filho, este intercambio com a Embrapa é de fundamental importância para a melhor formação destes jovens, que são provenientes da área rural e que tem, em seu aprendizado dentro da escola, conteúdos voltados para a preservação do meio ambiente e da produção de alimentos.

“Nossos alunos, desde pequenos, estão em contato com a questão da terra e o que produzir com ela, pois se encontram em uma fazenda, em um ambiente favorável para o despertar destas aptidões do campo. No futuro, estes alunos cursarão o Técnico em Agropecuária e após saírem da Fundação muitos buscam cursos Universitários voltados para estas áreas, tais como  Veterinária,  Agronomia, Biologia, além de uma colocação no mercado de trabalho nestes setores.  Palestras da Embrapa e essa aproximação com um órgão de pesquisa tão conceituado só vem enriquecer o currículo desses jovens” , explica Marcos.

Fundação Bradesco

Criada há mais de meio século, a Fundação Bradesco é um dos maiores programas educacionais do País. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Instituição, em 2011 foram atendidos mais de 112 mil alunos, nas 40 escolas distribuídas em todo o Brasil, nos segmentos de Educação Básica, Profissional e Educação de Jovens e Adultos, com um investimento de mais de R$290 milhões de reais.

No Município de Miranda/ MS, a Fundação Bradesco mantêm, gratuitamente, há 26 anos uma escola Internato, com 869 alunos, período integral, com educação básica (Ensino Fundamental I e II) e o curso da Educação Profissional Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino  Médio.

Semana Nacional de C&T


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia desde 2005, por meio do Programa de Popularização da Ciência. Acontece com atividades simultâneas em todo o país, sempre no mês de outubro. Participam da SNCT universidades, instituições de pesquisas, escolas públicas e privadas, institutos de ensino tecnológicos, centros, fundações, parques ambientais, secretarias estaduais, órgão governamentais e Ongs. O tema deste ano foi escolhido em função de ser este o tema da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil, em junho de 2012, com participação de quase todos os países do mundo.

Fonte: Embrapa Pantanal

◄ Leia outras notícias