Publicado em: 27/04/2012 às 10:30hs
A secretária Mônika Bergamaschi transfere seu gabinete para o estande no recinto da feira, próximo ao auditório do Centro de Cana. Mônika participa da abertura oficial prevista para as 10 horas da segunda-feira, dia 30.
Após a cerimônia, haverá o lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado de São Paulo. A etapa de vacinação que será iniciada em 1º de maio quer atingir 100% do rebanho paulista de 4,7 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos com idade até dois anos.
Durante toda a semana, os visitantes poderão conferir as ações da Pasta, consultar os técnicos dos Institutos e Coordenadorias e tirar, participar de palestras, apresentações de estudos e receber orientações sobre diversos assuntos gratuitamente.
A Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp) fará uma apresentação sobre o Programa Melhor Caminho e a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) promoverá uma reunião entre membros das Câmaras Setoriais.
Na quarta-feira, Mônika recebe, com uma equipe da secretaria, representantes do setor citrícola para uma reunião técnica a fim de discutir questões sanitárias da produtiva. O encontro está marcado para dia 2 de maio, às 10horas, na sala de reuniões do Centro de Cana IAC, dentro do Parque onde a feira é realizada.
Na quinta-feira, dia 3, às 15 horas, será divulgado um estudo com os principais resultados do Programa Aplique Bem, desenvolvido pelo Instituto Agronômico, de Campinas (IAC), em parceira com a empresa Arysta Lifescience. A apresentação também inclui dados sobre a qualidade dos pulverizadores utilizados nas lavouras brasileiras. Outra pesquisa a ser divulgada é a do Programa IAC de Qualidade em Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura (Quepia) que durante um ano avaliou os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para aplicação de defensivos agrícolas.
O Instituto de Cooperativismo e Associativismo da Codeagro (ICA) apresentará as palestras “Governança em Cooperativas” e “A Importância da Organização Rural”.
Durante a Agrishow, o público poderá conhecer melhor o Programa Microbacias II. Uma maquete viva vai demonstrar as cadeias produtivas do leite, eucalipto, fruticultura, a produção de hortaliças em ambiente protegido e a integração do meio rural com o urbano.
O Cati Leite terá um minipastejo rotacionado com o objetivo demonstrar as tecnologias aplicadas no campo para viabilizar a atividade leiteira nas pequenas propriedades, colaborar para a agregação de renda à produção e a geração de empregos.
Diversidade para produção no campo com qualidade não irá faltar nos espaços do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM/Cati) e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O DSMM/Cati levará mais de 20 espécies de sementes certificadas comercializadas pela Cati, além de aproximadamente 270 espécies de árvores frutíferas e florestais nativas.
Já o IAC contará com uma gama grãos, raízes, oleaginosas e flores, como o lançamento do diferenciada de variedades de feijão IAC-Imperador – mais resistente às principais pragas da lavoura atinge produtividade média superior a 2.500 kg por hectares aos 75 dias – e o trigo IAC 385 Mojave – que apresenta potencial produtivo em torno de seis mil quilos por hectare, o dobro das variedades em uso nas lavouras paulistas. Também são destaques do IAC variedades como café, hortênsias, mandioca, arroz, milho, amendoim, cana-de-açúcar, mamona, aveia, girassol, soja e atrações como sistema de produção de milho em conjunto com a branquiária; apresentação do Projeto de Sustentabilidade Hídrica; estudos e equipamentos desenvolvidos para rugosidade na conservação do solo e água.
O Instituto Biológico (IB) irá apresentar seus produtos imunobiológicos para diagnósticos, com os quais ao longo dos anos tem conquistado a confiança da classe veterinária. O IB produz, por exemplo, alguns tipos de antígenos para diagnóstico de brucelose, tuberculinas PPD (derivado protéico purificado) bovina e aviária. Os institutos de Zootecnia (IZ), Pesca (IP) e de Economia Agrícola (IEA) irão difundir as tecnologias geradas em suas áreas de atuação.
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) leva à Agrishow pesquisas sobre o aproveitamento integral de oleaginosas para a produção de alimentos e bionergia. O público poderá conhecer o “Projeto Aqui tem Ital”, que mostra os trabalhos desenvolvidos pelo instituto, além de curiosidades sobre alimentação, tudo disponível num terminal eletrônico interativo. Também estará disponível a Plataforma de Inovação Tecnológica, estrutura de apoio à geração de projetos de inovação tecnológica no setor de alimentos e embalagens.
No período haverá, ainda, venda de publicações e distribuição de materiais de divulgação das ações da Secretaria e entes vinculados.
Fonte: SAA SP
◄ Leia outras notícias