Outros

Redes e parcerias promovidas pelo IICA atraem a atenção no GCARD2

A Rede INNOVAGRO, os PROCIs, o Plano de Agricultura Familiar salvadorenho e a Plataforma de Agricultura Tropical foram apresentados para especialistas em inovação agrícola do mundo todo


Publicado em: 31/10/2012 às 20:30hs

Redes e parcerias promovidas pelo IICA atraem a atenção no GCARD2

“A liderança sempre é importante, muito importante”. Desta maneira, James French, Diretor de Cooperação Técnica do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), explicou qual é o nível de integração e compromisso que se requer para que as parcerias internacionais de promoção da inovação agrícola sejam de sucesso.
 
Durante uma jornada de debates da Segunda Conferência Mundial sobre Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento (GCARD2), em Punta del Este, Uruguai, French expôs as várias parcerias e redes que contam com o apoio do IICA em um painel sobre Desenvolvimento de capacidades institucionais.
 
Em âmbito hemisférico, French destacou a Rede INNOVAGRO que reúne 60 instituições dos sistemas nacionais de inovação agrícola, principalmente da América Latina. “É uma ferramenta muito útil para fortalecer os processos de inovação no setor agroalimentar, por meio da troca de experiências entre diferentes atores”, destacou.
 
Mauricio Lastra Escudero, da Coordenadoria Nacional das Fundações Produce (COFUPRO), uma das principais organizações promotoras da INNOVAGRO, informou que a Rede tem atualmente representantes de 16 países e foi lançada em 2011.
 
French também explicou o funcionamento dos Programas Cooperativos de Pesquisa Agrícola, conhecidos como PROCIs, que buscam atender às prioridades definidas pelos países a partir de uma escala regional. “O desafio é buscar maior envolvimento do setor privado, o que aumentaria o acesso dos pequenos produtores às inovações na agricultura”, disse French.
 
O Plano de Agricultura Familiar de El Salvador (PAF), executado pelo governo desse país e respaldado pelo IICA, também chamou a atenção do GCARD2. Com um enfoque nas cadeias produtivas, em setores priorizados pelo Ministério de Agricultura salvadorenho, o trabalho fortalece as habilidades técnicas e de gestão para cerca de 16 mil agricultores familiares e de pequena escala.
 
Aproximadamente 80% desses, explicou o Diretor de Cooperação técnica do IICA, usam todas ou uma parte das tecnologias que eles aprendem.
 
Agro e trópicos

Andrea Sonnino, Representante da FAO, apresentou os primeiros passos da Plataforma de Agricultura Tropical (TAP), que conta com a participação do IICA desde a criação da Rede, no ano passado.
 
A TAP foi aprovada pelos Ministérios de Agricultura do Grupo de 20 países (G20) em 2011 e apoiada pelos presidentes e chefes de estados deste ano, sob a presidência mexicana desse grupo.
 
Voltada tanto para países desenvolvidos como em desenvolvimento, seu objetivo é promover maior produtividade para os agricultores familiares das zonas tropicais, onde vive 40% da população mundial e se produz 25% dos alimentos consumidos no planeta.
 
“A plataforma possui três elementos: um espaço de diálogo para os tomadores de decisões; um marketplace ou espaço de oferta e demanda de inovações agrícolas; e um arquivo chamado TAPipédia, sistema de informação global sobre inovação, experiências de sucesso e lições aprendidas”, explicou Sonnino.
 
Atualmente, a TAP tem 29 associados, além do IICA, outras organizações internacionais como o FIDA e o Banco Mundial.
 
Mais informações: arturo.barrera@iica.int

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias