Outros

Radar meteorológico de Cascavel será instalado na Coodetec

Este será o segundo equipamento em território paranaense; previsões de tempo severo devem ficar mais exatas


Publicado em: 16/03/2012 às 10:20hs

Radar meteorológico de Cascavel será instalado na Coodetec

Em breve, Cascavel receberá um radar meteorológico do Instituto Tecnológico SIMEPAR. O equipamento irá melhorar a detecção de tempestade e a estimativa de chuvas na região. Este será o segundo no Paraná, semelhante ao que está em funcionamento na região Centro-leste, no município de Teixeira Soares. No Oeste, região que se destaca pelas produções agrícola e de energia hidroelétrica, o radar será instalado na sede da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec.

O coordenador Administrativo e Financeiro do Simepar, Zenóbio José Gavlak, explicou que o município foi escolhido devido a uma questão técnica. “A transmissão do radar se dá por emissão de ondas eletromagnéticas e não pode ter muitos obstáculos ao seu redor. Essa região apresentou condições mais favoráveis para isso”, detalhou. Gavlak esteve na sede da Coodetec nesta semana, juntamente com representantes das empresas responsáveis pela fiscalização e construção da torre, que dará sustentação ao radar. O grupo se reuniu com o presidente executivo da Coodetec, Ivo Carraro. “É um privilégio fazer parte deste processo de instalação do radar em Cascavel, e ainda contribuir com o Simepar. Dessa forma estamos auxiliando, também, o agricultor, que passará a contar com mais precisão nas previsões meteorológicas”, destacou Carraro.

Segundo Gavlak, a implantação destes novos radares representa um grande avanço para a meteorologia no país. “Com o novo equipamento de Cascavel, por exemplo, será possível a integração dos radares do Paraguai, Paraná e São Paulo, cobrindo uma extensa região e permitindo ampliar e melhorar as informações disponíveis para o monitoramento, previsão de tempo e alerta de eventos meteorológicos severos.”

Serão investidos cerca de R$ 10 milhões nesta obra, entre equipamentos, programas de controle e edificação da torre do radar. Os recursos são do Simepar e do Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia. Os trabalhos de construção da torre devem começar nos próximos dias. A compra do radar ainda está em processo de licitação e, de acordo com Gavlak, a estimativa é que o radar esteja funcionando, efetivamente, em cerca de 10 meses. Depois de concluído o processo de Cascavel, o Simepar iniciará o processo de instalação de mais um radar meteorológico no litoral paranaense.

Fonte: Imprensa COODETEC

◄ Leia outras notícias