Outros

Publicações da Embrapa Tabuleiros Costeiros serão lançadas na Rio +20

Duas publicações da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) serão relançadas durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, que acontece de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro


Publicado em: 08/06/2012 às 08:25hs

Publicações da Embrapa Tabuleiros Costeiros serão lançadas na Rio +20

O livro A Mangabeira As Catadoras O Extrativismo, lançado inicialmente em fevereiro deste ano, e a cartilha O uso da manipueira na agricultura e conservação dos solos, lançada em 2011 em forma de história em quadrinhos, terão relançamento na manhã do dia 17 na Embrapa Solos, no Jardim Botânico, juntamente com outras publicações de diversas Unidades da Embrapa.

Editado pelo pesquisador Josué Francisco da Silva Junior e a analista Raquel Fernandes, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, além de Dalva Maria da Mota, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), e o professor Heribert Shmitz, da Universidade Federal do Pará (UFPA), A Mangabeira As Catadoras O Extrativismo reúne reflexões e resultados de oito anos de estudos junto às comunidades de catadoras e apanhadoras do Nordeste – especialmente de Sergipe, do Norte (Pará e Tocantins) e Sudeste (Minas Gerais).

A publicação demonstra a compreensão, por estudiosos de diversas formações, da dinâmica de transformação e conflitos inerentes ao acesso, ao uso e à conservação da mangabeira enquanto recurso natural e traço marcante da história, simbologia e identidade na cultura de Sergipe e outras regiões de ocorrência da fruta. Os pesquisadores traçam um histórico completo sobre a mangabeira desde o período do Descobrimento, abordando também a situação dos seus recursos genéticos no Brasil.

O livro relata, ainda, o surgimento e a evolução dos processos de mobilização das catadoras de mangaba em defesa do seu modo de viver e dos seus direitos enquanto população tradicional extrativista. A obra não está disponível para venda, mas pode ser solicitada por instituições de ensino e pesquisa e bibliotecas através do email sac@cpatc.embrapa.br.

Cartilha

Sob a coordenação do pesquisador Amaury Santos, a Embrapa Tabuleiros Costeiros lançou a cartilha O uso da manipueira na agricultura e conservação dos solos. Com linguagem simples em forma de quadrinhos, a publicação aborda o aproveitamento pela comunidade indígena fictícia denominada Katerilin da manipueira, líquido extraído da mandioca quando ela é prensada no processo de fabricação da farinha.

Cada vez mais produtores descobrem que a manipueira é uma boa fonte de nutrientes para o solo no cultivo da mandioca, pois ela é rica em potássio, nitrogênio, magnésio, fósforo, cálcio e enxofre e pode ser aplicada no solo ou direto na planta. É um adubo orgânico, ecologicamente correto, reaproveitado no processo produtivo da mandioca.

A cartilha tem edição impressa limitada, mas pode ser acessada pela internet, no portal da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em formato PDF, clicando aqui.

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

◄ Leia outras notícias