Publicado em: 06/06/2012 às 08:00hs
O “Pensa Rio – Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro” é um programa da FAPERJ que acaba de aprovar o projeto "Inovações tecnológicas e melhoria de processos para o desenvolvimento do setor lácteo no Estado do Rio de Janeiro", coordenado pelo pesquisador Amauri Rosenthal e equipe da Embrapa Agroindústria de Alimentos, mais as parcerias da Pesagro e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
O projeto consiste em criar tecnologias e melhorias nos processos de produtos lácteos, desenvolvendo-os tanto sensorial quanto nutricionalmente sem deixar de lado a questão da segurança dos mesmos.
Além de tecnologias de alta pressão, pretende-se utilizar processos enzimáticos na fabricação de queijos e iogurtes, por exemplo. Outro meio de processamento que promete ser bastante usado na pesquisa é a aplicação de microrganismos probióticos, pois promovem benefícios à saúde, combatem organismos patogênicos e diminuem os riscos de formação de tumores.
Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos
◄ Leia outras notícias