Publicado em: 04/04/2024 às 08:00hs
João Paulo Ciciliato, neto e filho de produtores rurais, representa a terceira geração de uma família que há décadas dedica-se aos cultivos de soja, milho, braquiária e também à pecuária. Sua história, que começou no Estado de São Paulo, ganhou novos horizontes com a expansão dos negócios para o Mato Grosso, impulsionada pelo crescimento do agronegócio no Centro-Oeste.
Ao longo dessa trajetória, João Paulo conta que acompanhou de perto a transformação do setor. "O produtor rural brasileiro aprendeu que hoje em dia não se trata apenas de produzir, mas também de comercializar e comprar bem para ter uma margem de lucro melhor", conta.
Para compreender a história da família Ciciliato e sua relação com a tecnologia, é importante contextualizar a transição geracional que ele vivenciou na propriedade familiar. Ao assumir a gestão da fazenda ao lado dos irmãos, João Paulo se deparou com um cenário completamente diferente. A agricultura tradicional, marcada pelo trabalho manual e pela intuição, estava dando lugar a uma agricultura moderna, impulsionada pela tecnologia e pela gestão profissional.
Pela experiência na área operacional da fazenda antes de assumirem a administração, os irmãos tiveram a oportunidade de acompanhar de perto essa mudança. “Essa vivência nos proporcionou um conhecimento profundo das necessidades da nossa produção e da importância de aderir novas práticas e tecnologias para os negócios da família”, conta. A competência dos irmãos, somada à visão inovadora, foi fundamental para que identificassem na Orbia a oportunidade de otimizar a produção e aumentar a lucratividade.
Para João Paulo, as plataformas online são hoje grandes facilitadoras e otimizam tarefas e atividades, como a cotação, a compra e o pagamento dos insumos. “A Orbia, especialmente, sabe conectar o produtor com o vendedor de forma eficiente”. A simplicidade e a humanização da plataforma da Orbia também são pontos fortes para o produtor. "O contato direto com uma pessoa real via WhatsApp torna a experiência mais dinâmica e interativa", relata.
A história de João Paulo é um exemplo de como a tecnologia pode se aliar à sucessão familiar para garantir a prosperidade da agricultura brasileira. Ela também faz parte da nova Websérie ‘Vozes do Campo’, que será lançada nesta quinta-feira, dia 28 de março, no canal do YouTube da Orbia. A Websérie tem como objetivo dar voz aos produtores rurais que dedicam suas vidas à produção de alimentos.
O segundo episódio vai ao ar no dia 14 de abril, com a história do cafeicultor mineiro, Breno Correa Peres Neto, que também conta com a tecnologia como aliada da sua produção.
Fonte: NR7 Full Cycle Agency
◄ Leia outras notícias