Outros

Preservando a água com método de dois mil anos atrás

Um pesquisador israelense está recriando técnicas de dois mil anos atrás para promover soluções sustentáveis de aproveitamento da água em regiões desérticas.


Publicado em: 25/06/2012 às 07:35hs

Preservando a água com método de dois mil anos atrás

Pedro Berliner, diretor do Israel’s Jacob Blaustein Institute for Desert Research, da Universidade Ben Gurion do Negev, se baseou em técnicas usadas pelos antigos nabateus – civilização ancestral dos árabes que habitava territórios hoje ocupados por Israel, Jordânia, Arábia Saudita e Síria – de aproveitar ao máximo a água das chuvas.

Trata-se de um sistema de escoamento agro-florestal que envolve sulcos de plantio com culturas entre as fileiras para evitar a evaporação da água das chuvas. O método adiciona plantas leguminosas, fornecendo folhas de compostagem, excelentes fertilizantes.  

Países ameaçados pela desertificação poderão usar esse método sustentável também para produzir forragem para animais e lenha. Uma comunidade inteira pode ser mantida pelo escoamento da chuva do inverno, explica Berliner. Ele trabalha com pesquisadores e agricultores do Quênia, Turquemenistão, Uzbequistão, Índia e México. 

Mais informações através do link:
 
http://israel21c.org/environment/pushing-back-the-desert-with-ancient-wisdom/

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada

◄ Leia outras notícias