Publicado em: 23/02/2012 às 15:10hs
Não é mais necessário que os agricultores recuperem o filme do campo para eliminação ou reciclagem após a colheita. Com Ecovio® F Mulch, eles podem simplesmente enterrá-lo juntamente com o que resta das plantas. Isso economiza tempo e reduz custos. A produção do filme a partir de compostos Ecovio® F Mulch também é econômica, uma vez que ele pode ser fabricado em níveis mais baixos que o convencional filme de polietileno, isso sem perda de características de desempenho do produto.
Além disso, Ecovio® F Mulch representa uma solução para o produtor de filmes: considerando que essa resina pode ser processada em máquinas de extrusão convencionais de PE sem modificação extensa, o processador pode converter seu equipamento de forma rápida e sem grande esforço. O material já está disponível em quantidades comerciais em todo o mundo, em formulações personalizadas para tipos diferentes de clima e vegetação.
Blenda para a produção direta de filme
A BASF oferece o Ecovio® F Mulch há anos, uma linha de poliéster biodegradável que os produtores misturam a outros componentes a fim de produzir formulações de filmes para seus clientes na agricultura. “Com Ecovio® F Mulch, a empresa dá um passo adiante para melhor atender às exigências dos agricultores e produtores de filmes”, explica Jürgen Keck, Diretor Global do Negócio de Bioplásticos da BASF.
O material é uma blenda de Ecoflex® e ácido polilático, que já está otimizado para aplicações agrícolas. Além disso, a película feita a partir de Ecovio® F Mulch já pode ser utilizada com a uma espessura de 10 mm sem riscos de perfuração quando colocada no campo. Filmes de polietileno convencionais são, geralmente, pelo menos duas vezes mais espessos.
Ecovio® F Mulch sob testes
Para testar o desempenho de sua resina, a BASF conduziu investigações comparativas com o reconhecimento de importantes institutos agrícolas de pesquisa na França e na Espanha, tais como IMIDA, ITG e CTIFL.
Esses institutos pesquisam vegetais envolvidos em filmes de polietileno convencional e também em Ecovio® F Mulch. Nesses estudos, são levados em consideração critérios como crescimento e rendimento aliados à resistência do filme. Enquanto na França a CTIFL plantou melões com esse propósito de análise, a IMIDA cultivou alface e a ITG, tomates e pimentas, ambas na Espanha. Todos os testes demonstraram que o crescimento e a produtividade não dependem do tipo de filme plástico. Comparado com o crescimento sem filme, o uso de filme sempre aumentou o rendimento em 10 a 20%.
O filme de proteção Mulch é utilizado mundialmente para a colheita antecipada de gêneros e a prevenção de ervas daninhas, uma vez que acelera o crescimento e retém a água no solo. Na Europa, o foco está na produção do filme preto, graças à sua capacidade de absorver a radiação UV, que ajuda a prevenir o crescimento de ervas daninhas.
A película de proteção Mulch feita a partir do Ecovio® F Mulch promove o crescimento de produtos agrícolas tão bem como a película de polietileno convencional (PE). Após a colheita, no entanto, o filme Ecovio® F Mulch pode ser simplesmente enterrado, enquanto o filme convencional deve ser recolhido com grande esforço e, assim, eliminado.
Para mais informações, acesse www.ecovio.de.
Fonte: Comunicação Corporativa BASF
◄ Leia outras notícias