Outros

Pesquisas Internacionais Agrícolas chegarão às Américas com apoio do IICA

A América Latina e o Caribe receberão os benefícios das pesquisas agrícolas que estes organismos realizarão em outras partes do planeta


Publicado em: 01/11/2012 às 12:00hs

Pesquisas Internacionais Agrícolas chegarão às Américas com apoio do IICA

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Grupo Consultivo para a Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR, sigla em inglês) consolidarão sua aliança por meio de um plano de trabalho para atrair, às Américas, projetos de pesquisa efetuados pelos institutos do CGIAR localizados em outras partes do mundo, e para ampliar os benefícios das pesquisas de quatro centros do hemisfério.
 
O acordo faz parte da parceria que promove a Segunda Conferência Mundial sobre Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento (GCARD2), que acontece em Punta del Este, Uruguai, até dia 1º de novembro. Será firmado pelo Diretor Geral do IICA, Víctor M.Villalobos; pelo presidente do CGIAR, Carlos Pérez del Catillo; e o Coordenador do Grupo Consultivo, Frank Rijsberman.
 
O plano de trabalho será entregue oficialmente aos ministros de agricultura das Américas durante a próxima reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), na Argentina, no ano que vem.
 
Villalobos informou que, como resultado da aliança, os países do hemisfério acederiam mais facilmente ao conhecimento tecnológico e aos bancos de germoplasma localizados nos centros de pesquisa. Essas entidades, portanto, teriam um contato mais direto com os ministros da agricultura da região, dada a forma com que trabalha o IICA.
 
Em 2011, o IICA estabeleceu um convênio de cooperação com os quatros organismos do CGIAR (Europa/ Ásia/África) que operam nas Américas, dos 15 que existem no mundo: Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT/Cali-Colômbia), Centro Internacional de Melhoramento do milho e tribo (CIMMYT/Texcoco-México), o Centro Internacional da Batata (CIP/Lima-Peru), e Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI/Washington-Estados Unidos).
 
“A partir dessa negociação entre o IICA e o CGIAR, os pequenos produtores da América Latina e do Caribe poderão receber os benefícios que geram as pesquisas dos institutos do CGIAR não só na região, mas em todo resto do mundo. Assim terão uma ferramenta de inovação a seu serviço”, disse o Diretor Geral do IICA.
 
Mais informações: arturo.barrera@iica.int.

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias