Outros

Pesquisadores da Holanda discutem inovações no setor de sementes

Henk Hilhorst e Wilco Ligterink falam aos alunos da pós-graduação da Unesp


Publicado em: 12/12/2012 às 09:10hs

Pesquisadores da Holanda discutem inovações no setor de sementes

Dia 11 de dezembro, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp recebe os professores Henk Hilhorst e Wilco Ligterink, ambos da Wageningen University, da Holanda.

Os dois especialistas em fisiologia e biologia molecular em sementes apresentam e discutem ir com os alunos do Programa de Pós-graduação em Agricultura da FCA alguns projetos em andamento na área.

Um desses trabalhos está sendo desenvolvido por Renake Nogueira Teixeira, pós-graduanda da FCA, que atualmente realiza doutorado sanduíche financiado pela Fapesp na Wageningen University.

Os professores Hilhorst e Ligterink permanecerão na FCA até o dia 12 de dezembro, trabalhando e discutindo o desenvolvimento de novos projetos em parceria com a equipe dos professores Edvaldo Amaral da Silva e Cláudio Cavariani, responsáveis pela área de sementes na FCA.

“Visitas como essas trazem um envolvimento maior do Programa de Pós-graduação em Agricultura em nível internacional, gerando mais oportunidades para nossos alunos estudarem no exterior”, avalia o professor Amaral.

A vinda dos pesquisadores holandeses atesta a crescente internacionalização da área de sementes da FCA, acompanhando a importância que o setor tem alcançado no país. O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de sementes, segundo dados da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), a última safra brasileira gerou um lucro de aproximadamente quatro bilhões de reais.

Na FCA, em abril de 2012, foi realizado o primeiro “Curso Internacional de Sementes: fisiologia e produção”, com o objetivo de oferecer uma atualização sobre o tema e discutir as técnicas que auxiliam na determinação da qualidade das sementes. Henk Hilhorst foi um dos palestrantes do evento, assim como Derek Bewley, da University of Guelph, no Canadá, e Peter Toorop, do Royal Botanic Gardens – Kew, na Inglaterra.

Em agosto, Toorop voltou à FCA para uma palestra sobre o Millenium Seed Bank e ministrou a disciplina condensada “Tópicos especiais: biologia molecular em estudos de sementes” para o programa de pós-graduação em Agricultura.

Além dessas ações, os professores do setor mantém contato com instituições de pesquisa internacionais buscando estabelecer parcerias e convênios em biotecnologia e produção de sementes.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da FCA/Botucatu

◄ Leia outras notícias