Outros

Pesquisadores apresentam resultados de estudos para conservação do Pantanal

O ciclo de palestras do 4º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal apresenta resultados de projetos de renomados pesquisadores nacionais e internacionais relacionados ao uso de geotecnologias aplicadas ao bioma


Publicado em: 03/10/2012 às 13:10hs

Pesquisadores apresentam resultados de estudos para conservação do Pantanal

Na ocasião, os conferencistas vão expor diversos estudos e aplicações no uso de ferramentas para preservação e monitoramento do ecossistema da região. As atividades do 4° GeoPantanal ocorrem de 20 a 24 de outubro de 2012, em Bonito (MS).

O pesquisador Edson Sano, da Embrapa Cerrados (Brasília), vai apresentar o programa de monitoramento do desmatamento dos biomas extra-amazônicos. Atualmente, Sano é chefe do Centro de Sensoriamento Remoto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama. Na palestra, Sano vai abordar a metodologia usada para o monitoramento, os resultados obtidos e as principais dificuldades encontradas, com ênfase nos biomas Pantanal e Cerrado.

"Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul e o Programa Biota-MS" é o tema da palestra do superintendente Felipe Augusto Dias, da Superintendência da Ciência e Tecnologia (Sucitec-MS). Dias vai mostrar os resultados do projeto "Bioeconomia - um novo paradigma de desenvolvimento para MS" e do subprojeto Biota-MS, que visa inventariar, caracterizar e monitorar a biodiversidade do Estado. O objetivo desse programa é dar suporte científico para conservação, monitoramento, avaliação do potencial econômico e utilização sustentável da biodiversidade.

O uso de ferramentas de geotecnologias para o planejamento e gestão do território brasileiro será destaque na palestra de Felipe Lima Ramos Barbosa, do Departamento de Zoneamento Territorial do Ministério do Meio Ambiente. O pesquisador discute, a partir da ótica do planejamento territorial, um zoneamento regulatório que permite fazer o diagnóstico sobre o meio físico-biótico e socioeconômico, além de oferecer diretrizes de ação integradas às políticas públicas territoriais.

A organização do 4° GeoPantanal é da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Para obter mais informações sobre a programação, basta consultar o site do evento, no endereço www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/2012.

Fonte: Embrapa Informática Agropecuária

◄ Leia outras notícias