Publicado em: 24/05/2012 às 15:20hs
O evento tem como objetivo divulgar os benefícios de uma alimentação isenta de glúten e de alimentos alergênicos para celíacos e alérgicos. A doença celíaca é caracterizada pela intolerância ao glúten – proteína presente no trigo, centeio, triticale, aveia e cevada – responsável por causar diversos sintomas como enxaqueca, dores articulares, alergias e problemas alimentares. O público-alvo do congresso é formado por nutricionistas, médicos e outros profissionais de saúde, celíacos, estudantes e empresários do ramo de alimentos e hotelaria.
Motta ministra, no dia 25, a palestra “Mandioca, raiz do Brasil: alternativa alimentar sem glúten”. De acordo com o pesquisador, a mandioca e seus derivados se apresentam como fontes ideais de carboidratos para os celíacos. “Ainda se desconhece sua versatilidade de usos, mas nenhum outro produto alimentar tem identidade com nosso país como a mandioca e, por isso, ela pode ser denominada a raiz do Brasil”, explica.
Diversos alimentos provenientes das variedades de mesa e do amido (também conhecido como goma ou fécula), como panquecas, pizzas, bolachinhas de goma, beijus, tapiocas e pães de queijo, podem ser consumidos por celíacos.
Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura
◄ Leia outras notícias