Outros

Pesquisa vai acompanhar produtores de leite na Zona Sul

Embrapa, IFSul, Emater e Cosulati buscam o aumento da competitividade e sustentabilidade do leite


Publicado em: 31/05/2012 às 10:10hs

Pesquisa vai acompanhar produtores de leite na Zona Sul

Uma ação da pesquisa vai envolver diferentes perfis de produtores de leite. A todo, 10 municípios da Zona Sul serão contemplados com a instalação de unidades de referência que servirão como modelo para implementação de práticas de manejo e tecnologias de gestão nas propriedades rurais. O resultado de toda essa ação: fortalecimento da bacia leiteira da região, instituições articuladas, produtores confiantes, consumidores com alimento de qualidade. Essa iniciativa será apresentada nesta quinta-feira, dia 31 de maio, durante a realização de um dia de campo sobre um projeto de transferência de tecnologias do leite, proposto pela Embrapa Clima Temperado, na Estação Experimental Terras Baixas da unidade de pesquisas, no Capão do Leão.

O projeto “Tecnologias de gestão e manejo da pecuária leiteira familiar no bioma Pampa visando o aumento da competitividade e sustentabilidade”, de autoria do pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Jorge Schafhauser Jr.   será apresentado aos técnicos, produtores da Cosulati e demais interessados. A unidade de pesquisas em conjunto com o IFSul, a UFPel e a Emater/RS já realizava ações no Programa de Desenvolvimento da Bacia Leiteira, o PDBL.  Segundo o analista da Embrapa Clima Temperado, Sérgio Bender, e facilitador no dia de campo, havia uma necessidade neste programa de envolver os produtores ligados a cooperativa para a instalação de unidades de referência. “Nestas unidades os técnicos vão realizar coletas de material, acompanhamento de experimentos, dias de campo e atividades que auxiliem na condução de práticas de manejo voltadas a pecuária familiar”, explicou.

A Cosulati, que agora passará a integrar o PDBL ao participar deste projeto, está contribuindo na construção da ação ao selecionar as propriedades rurais para montagem das unidades de referência. Os produtores selecionados representam os municípios de Rio Grande, Pelotas, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Dom Pedrito, Livramento, Canguçu, São Lourenço, Arroio Grande e Jaguarão. Serão instaladas 14  unidades de referência.

Programação do dia de campo  


8h30 às 9h – RECEPÇÃO DOS TÉCNICOS E PRODUTORES.
9:00h às 9:30h – ABERTURA
9:30h às 12:00h– APRESENTAÇÃO DO PROJETO “Tecnologias de Gestão e Manejo da Pecuária Leiteira Familiar no Bioma Pampa visando Aumento da Competitividade e Sustentabilidade” – Jorge Schafhauser Jr. e Equipe
12h às 13h30 – Intervalo para almoço
13h30 às 14h30 – VISITA AOS LABORATÓRIOS – Maria Edi R. Ribeiro, Ligia Pegoraro e Jorge Schafhauser Jr.
14h30 às 15h30 – VISITA AO CERTON – Centro de Recria de Touros e Novilhas – Darcy Bitencourt
15h30 às 16h30 – VISITA AO SISPEL – Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento em Pecuária  Leiteira – Jorge Schafhauser Jr.
16h30 – Encerramento

Fonte: Embrapa Clima Temperado

◄ Leia outras notícias