Publicado em: 19/10/2012 às 17:00hs
Durante oito dias as tecnologias direcionadas ao setor agropecuário foram foco de debates entre várias instituições como a Embrapa Clima Temperado, IRGA, sindicatos rurais, cooperativas e associações de produtores ligadas ao gado Holandês e Jersey na 86° Expofeira de Pelotas.
A casa de tecnologias da Embrapa, nesta edição da feira, contou com uma participação destacada. O pesquisador da área do leite Jorge Schafhauser Jr contou que foi criada uma unidade de observação, com a pretensão de continuidade nas próximas feiras, onde foram demonstradas algumas das tecnologias para gado leiteiro como o sistema de irrigação de pastagem com baixo custo, parcelas de cultivares de forrageiras BRS Ponteio, Trevo Branco e Cornichão, além de ações para implementação do sistema de integração lavoura-pecuária para várzeas, atendendo aos requisitos do programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura – Programa ABC, do BNDES.
Segundo o analista da área de Transferência de Tecnologias Sérgio Bender, o ponto forte foi o 3° Encontro de Produtores de Leite, que marcou a edição ao contar com a presença de 200 produtores e a integração da Embrapa com as outras instituições, para juntas buscarem novas tecnologias para os agricultores.
A Empresa participou ainda dos julgamentos de raça, onde seus animais classificaram-se nas provas de Campeã vaquilhona, com o animal tatuagem 308 e Reservada vaquilhona, animal tatuagem 310. Já o animal de tatuagem 182, ganhou o concurso de Reservado vaca seca , a Embrapa Fernanda. E no Concurso Leiteiro acima de 36 meses, o animal de tatuagem 226, a Embrapa Júlia, conquistou o segundo lugar.
Dentro da programação foi realizado ainda, uma reunião ordinária do programa Sistema de Alerta Moscas-das-Frutas junto a representações da cadeia produtiva do pêssego, um dos produtos de maior importância para o município.
Fonte: Embrapa Clima Temperado
◄ Leia outras notícias