Publicado em: 22/03/2012 às 09:10hs
Segundo a cientista, o produto obtido pela sua equipe é tão eficiente quanto os disponíveis no mercado, com a vantagem de ser uma tecnologia brasileira e de menor custo.
O etanol 2G, também chamado lignocelulósico, é produzido a partir de materiais como o bagaço de cana-de-açúcar, o capim, o eucalipto e outros resíduos que contém celulose. O problema é que, nesse tipo de biomassa, os açúcares não estão prontamente disponíveis para fermentação como no caldo da cana (matéria-prima para etanol brasileiro de 1ª geração). É preciso liberar esses açúcares, por meio de processos como a hidrólise, que utiliza enzimas produzidas por microrganismos.
No Simpósio, a pesquisadora da UFRJ também apresentará uma avaliação geral dos fungos e leveduras mais utilizados nos estudos para produção de etanol 2G. Para Elba, atualmente, as pesquisas com microrganismos voltadas para agroenergia têm dois desafios principais, relacionados ao etanol 2G: reduzir o custo das enzimas empregadas no processo de produção e conseguir fermentar os açúcares de cinco carbonos (principalmente xilose). Ela espera que o Simpósio contribua para a integração dos grupos de pesquisa que atuam no tema.
O evento é promovido pela Embrapa Agroenergia, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Fundação Eliseu Alves e das Sociedades Brasileiras de Microbiologia (SBM), Genética (SBG) e Micologia (SBMy). Será realizado nos dias 11 e 12 de abril, na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), que fica no campus da Universidade de Brasília (UnB), na capital federal. As empresas Bruker Daltonics e Sinc do Brasil patrocinam o Simpósio.
Palestrantes de instituições nacionais e estrangeiras participarão do Simpósio. A programação está organizada em três grandes temas: acesso ao patrimônio genético microbiano, novas tecnologias para produção de biocombustíveis e microrganismos para produção de químicos renováveis.
As inscrições custam R$ 200,00, com direito a almoço nos dois dias do Simpósio – estudantes têm desconto de 50% e deverão apresentar documento comprobatório de matrícula em 2012 na recepção do evento. O formulário e as instruções para inscrição estão disponíveis em: www.cnpae.embrapa.br/eventos/simposio-nacional-microrganismos. No mesmo endereço, é possível conhecer a programação do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail micro-agroenergia.cnpae@embrapa.br.
Fonte: Embrapa Agroenergia
◄ Leia outras notícias