Publicado em: 09/03/2012 às 10:00hs
Além de promover a corrosão dos tanques de estocagem, a presença de água permite o crescimento de microrganismos que utilizam o diesel como comida. Estes microrganismos produzem não só emulsificantes, parte do processo biológico para permitir a ingestão do diesel como alimento, mas também ácidos que atacam as paredes dos tanques, componentes dos motores e o próprio diesel. Estes microrganismos são fatores importantes na formação da chamada “borra do diesel”. A água no diesel também é uma das responsáveis pela produção de fumaça preta pelo motor, às vezes reprovando-o nos testes de emissão veiculares. A presença de água livre e emulsificada também reduz a lubricidade do diesel e pode causar sérios danos às partes móveis do motor, principalmente à bomba de combustível.
É praticamente impossível eliminar a presença de água no diesel, já que é introduzida nas etapas entre a refinaria e a sua queima no motor, a saída é buscar soluções para reduzir o máximo possível sua presença e evitar a contaminação. Esse importante tema será debatido no 14º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar. O engenheiro Rafael Garcia, da Hydac Tecnologia apresentará a palestra: Água no diesel! Novas soluções para um velho problema.
O Seminário é realizado pelo Grupo IDEA e acontecerá nos dias 28 e 29 de março no Centro de Eventos Taiwan, em Ribeirão Preto, SP. Simultaneamente ao 14º Seminário haverá a 3º Mostra de Máquinas e Equipamentos Canavieiros. É a oportunidade de ter acesso a informação de primeira e tecnologia de ponta, tudo no mesmo lugar.
Mais informações e inscrições no site: www.ideaonline.com.br
Telefone: (16) 3514 0631 | 3211 4770. E-mail: eventos@ideaonline.com.br
Fonte: Grupo idea
◄ Leia outras notícias