Publicado em: 11/07/2012 às 11:50hs
Com o objetivo de apresentar os principais resultados de pesquisas em vitivinicultura a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza no dia 19 de julho, em Caldas, o 6º Dia da Vitivinicultura Mineira. O evento também pretende integrar os produtores de uva, visando o fortalecimento da atividade na região Sul de Minas.
Em duas estações de campo os participantes conhecerão mais sobre instalação de vinhedo (preparo do solo e plantio de mudas e primeiros tratos culturais de videiras) e manejo de videiras (poda e formação de plantas). Os participantes também poderão obter informações em pesquisa e desenvolvimento vitivinícola no Núcleo Tecnológico Uva e Vinho, que será apresentado pelo Coordenador do Núcleo, Murillo Regina, que é também pesquisador da EPAMIG.
Segundo o coordenador, as tecnologias geradas pela EPAMIG já estão disseminadas em Minas Gerais e também em outros estados brasileiros. “A técnica da dupla poda, que permite a inversão do ciclo da videira para colheita no inverno, está sendo empregada no Sul de Minas Gerais e interior de São Paulo, com resultados positivos”, afirma. Murillo explica que a produção de mudas pela técnica “enxertia de mesa” para a videira, trazida da Europa e adaptada ao Brasil pela EPAMIG, já é empregada em escala comercial em todo o Brasil. “Vários projetos comerciais estão instalados e temos algumas vinícolas em construção”, informa.
Outros temas também serão apresentados nesse dia: prevenção de doenças na videira: podas e formação de plantas, pelo pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), José Hernandes; tecnologias e tendências na produção de uva Niágara Rosada, pelo pesquisador da EPAMIG Rodrigo Meirelles Pimentel. A enóloga da EPAMIG Marite Dal’Osto conduzirá visita técnica na vinícola experimental e comentará sobre elaboração de vinhos.
A inscrição para o 6º Dia da Vitivinicultura Mineira é gratuita. A programação completa pode ser conferida no site www.epamig.br.
Núcleo Tecnológico
O Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho, instalado na Fazenda Experimental da Empresa em Caldas (FECD) tem norteado, desde sua criação em 2005, as estratégias de pesquisa em vitivinicultura em Minas Gerais.
Segundo o gerente da FECD, César Augusto Fabrino, para apoiar as ações do Núcleo a Fazenda Experimental possui infraestrutura, constituída por bancos de germoplasmas das principais variedades de copa e de porta-enxertos de videira, áreas experimentais de manejo e condução da videira, unidade de enxertia de mesa e produção de mudas, além de modernos laboratórios de biotecnologia vegetal e de avaliação de qualidade da uva e do vinho, e da única vinícola experimental presente na região Sudeste do Brasil.
Fonte: EPAMIG
◄ Leia outras notícias