Outros

Manuel Otero comenta sobre o primeiro dia de debates da GCARD2

Representante do IICA no Brasil aponta quais foram os principais focos do primeiro dia de debates da Conferência mundial sobre pesquisa agrícola e fala como o Brasil se torna personagem chave para possíveis mudanças de cenários


Publicado em: 31/10/2012 às 10:50hs

Manuel Otero comenta sobre o primeiro dia de debates da GCARD2

São mais de 70 países representados na Segunda Conferência Mundial sobre Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento (GCARD2), em Punta del Este, Uruguai, palco de uma importante discussão sobre como a inovação pode fazer diferença na vida dos pequenos agricultores e promover o crescimento econômico dos países.

Como parte da comitiva do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) presidida por seu Diretor Geral, Víctor M.Villalobos, o Representante do IICA no Brasil, Manuel Rodolfo Otero, comentou sobre o primeiro dia de debates da Conferência.

“A grande preocupação desta reunião é que a inovação só tem sentido quando se trata de inovação para o desenvolvimento, e ela sozinha não consegue resolver os problemas que estão limitando o avanço agropecuário dos países”, ressaltou Otero.

Para o Representante do IICA no Brasil trata-se de “passar do discurso para a ação”, é buscar meios de chegar aos agricultores familiares, gerar uma nova oferta de tecnologia que seja apropriada para a agricultura familiar. “Dá-se a impressão que os empresários e grandes produtores podem se desenvolver de maneira isolada sem a necessidade dos Institutos Nacionais de Pesquisa Agropecuária, então, outra preocupação é que a inovação para o desenvolvimento deve concentrar atenção aos agricultores familiares”, completa.

Ao final da entrevista, Otero fala da participação do Brasil no enfrentamento do desafio de alimentar o mundo. “Sem o Brasil não há solução para esta difícil equação, nos próximos anos”, afirmou. Comenta ainda a ação do IICA no cenário brasileiro de prospecção de uma nova agricultura, mais incluente e mais produtiva.

Ouça toda a entrevista, aqui.

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias