Outros

IICA participará da segunda conferência mundial sobre inovação agrícola

Durante a próxima semana, no Uruguai, mais de 600 pesquisadores se reunirão para discutir como os produtores podem receber os benefícios reais da inovação em agricultura


Publicado em: 26/10/2012 às 17:00hs

IICA participará da segunda conferência mundial sobre inovação agrícola

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) levará a posição da América Latina e do Caribe para a mais importante reunião mundial sobre inovação agrícola, que acontecerá na próxima semana, no Uruguai.

A delegação do IICA, presidida pelo Diretor Geral do Instituto, Víctor M.Villalobos, participará da II Conferência Mundial sobre Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento (GCARD2), em Punta del Este, de 28 de outubro a 1º de novembro de 2012.

A cúpula reunirá mais de 600 pesquisadores e pretende promover mudanças nos sistemas de inovação agrícola dos países, de modo que os produtores de pequena escala sejam beneficiados e se contribua para a redução da pobreza e da fome no mundo.

Estas situações hoje são acentuadas pela volatilidade global dos preços dos alimentos e os insumos agrícolas e pelos efeitos das mudanças climáticas.

A GCARD2 é organizada pelo Fórum Global de Pesquisa Agrícola (GFAR, sigla em inglês), que reúne os seis sistemas internacionais que se ocupam do tema no mundo. O IICA atua como a Secretaria Técnica do correspondente de cada região, chamado Fórum das Américas para a Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (FORAGRO).

Os ministros de agricultura do hemisfério, reunidos em outubro de 2011, em San José, Costa Rica, comissionaram o IICA a promover a inovação agrícola em resposta aos desafios como a segurança alimentar e às mudanças climáticas.

Em agosto deste ano, em Lima, Peru, o FORAGRO reuniu 200 representantes de organismos regionais de inovação, grupos de produtores e organizações não governamentais, além de especialistas do IICA, de centros internacionais de pesquisa e dos programas cooperativos formados por pesquisadores de cada região do hemisfério, para preparar todo o conteúdo do GCARD2.

Nessa ocasião, definiu-se que as Américas podem contribuir para vencer o desafio de alimentar o mundo e de adaptar a agricultura às mudanças climáticas, graças à sua biodiversidade e ao desenvolvimento de sua agricultura familiar, entre outras vantagens comparativas. Também para potencializar esses fatores são necessárias maiores inovações tecnológicas e um melhor acesso dos produtores a elas.

“A reunião em Punta del Este acontecerá em um contexto favorecedor, pois a agricultura se reposiciona no mundo como fator de desenvolvimento, fonte de entradas nas zonas rurais e setor estratégico para as nações. Mas para enfrentar os desafios globais, é necessário mais pesquisas e inovação”, disse o Diretor Geral do IICA.

O GCARD2 terá três temas principais: parcerias para promover a inovação; prospectiva; e desenvolvimento de capacidades. Na cúpula prévia, que aconteceu em Montpellier, França, em 2010, foi criado um roteiro para transformar a pesquisa agrícola global e alcançar os objetivos planejados, dos quais destacou-se seis eixos estratégicos: i) Definir as prioridades e ações promovidas pelas necessidades de desenvolvimento, para programar a pesquisa atual e futuro da agricultura. ii) Promover parcerias equitativas e respostas compartilhadas entre os pesquisadores e usuários da pesquisa. iii) Aumentar o investimento em inovação: mais humana, institucional e financeira. iv) Reforçar as capacidades humanas e institucionais. v) Vinculando programas de pesquisa agrícola e de desenvolvimento. vi) Demonstrar os benefícios para a sociedade da inovação agrícola em desenvolvimento.

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias