Publicado em: 02/07/2012 às 16:20hs
O esporte equestre que vem conquistando adeptos em todo o Brasil fará uma apresentação especial na Hípica Manège Alphaville no próximo sábado, 7 de julho. A partir das 13h, o público poderá acompanhar as emocionantes jogadas do Horseball.
A apresentação será dividida em três séries: crianças – 7 a 11 anos, jovens – 13 a 17 anos e sênior. Ao final, os alunos da Manège e os interessados na modalidade poderão conversar com os atletas e instrutores, além de montar os cavalos esportistas e fazer uma aula experimental.
Conhecido em todo o mundo, o esporte já conta com uma federação internacional que possui 18 países filiados, entre eles, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Itália e México. O segundo Campeonato Mundial de Horseball acontecerá entre os dias 4 e 7 de novembro, em Montpellier (França), a maior potência deste esporte.
É jogado por duas equipes mistas (homens e mulheres) com quatro conjuntos (cavalo e cavaleiro/amazona) titulares e dois reservas, em dois tempos de dez minutos e intervalo de três minutos entre eles. O objetivo é fazer com que a bola, com seis alças de couro, passe por dentro de um dos dois aros a 3,5 metros do chão, marcando um gol.
Sobre o Horseball no Brasil e a AHB
Esporte popular na França, Espanha e Portugal, o Horseball chegou ao Brasil no início de 1992. Rapidamente a novidade ganhou adeptos de outras modalidades do hipismo, surpresos com a velocidade e a forma intensa do jogo.
O quarteto titular pode ser composto de maneira mista e por cavalos de várias raças. A duração das partidas (dois tempos de 10 minutos, com intervalo de três entre eles), e a compreensão simples das regras facilitaram a migração para o esporte.
Com o crescimento e a chegada de novos praticantes, a modalidade passou a se estruturar institucionalmente, contando com mais de 150 atletas cadastrados, o que culminou na criação da Associação Horseball Brasil (ABH), sediada em Tatuí (SP).
Fonte: Bureau Comunicação & Marketing
◄ Leia outras notícias