Publicado em: 05/04/2013 às 17:20hs
A necessidade do País estimular e investir cada vez mais nas pesquisas e formação de cientistas em biologia vegetal, será um dos principais temas a serem debatidos durante o IV Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas. O evento, que acontecerá entre os dias 08 a 12 de abril em Bento Gonçalves (RS), reunirá grandes nomes da ciência mundial no campo da genética vegetal. Entre eles, o belga Marc Van Montagu, pioneiro no método de transgenia vegetal, e um dos destaques da programação no primeiro dia do Simpósio. Ele vai falar sobre a importância da descoberta do mecanismo de transferência de genes às plantas. Van Montagu também é o responsável pela criação das primeiras plantas resistentes a insetos e tolerantes a herbicidas.
Considerando-se a relevância da agricultura à economia brasileira, o simpósio pretende aproximar os principais pesquisadores envolvidos tanto em pesquisas básicas, quanto no uso eficiente de ferramentas genômicas aplicadas ao melhoramento e à biotecnologia vegetal. "É uma oportunidade ímpar, debatendo novas fronteiras para o avanço científico. Reuniremos os principais líderes, pesquisadores e cientistas, nacionais e internacionais, envolvidos em procedimentos genômicos", explica a professora Márcia Pinheiro Margis, do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que também é da diretoria da Sociedade Brasileira de Genética (SBG), promotora do evento.
Temáticas e Conferências
Ao todo serão seis conferências e 13 simpósios que abordarão diferentes temas da genética molecular de plantas, selecionados para atrair cientistas de todo o mundo para Bento Gonçalves, a fim de compartilhar as suas mais recentes descobertas.
As sessões temáticas deverão enfatizar a evolução e a biodiversidade, as respostas a diferentes tipos de estresses, regulação do desenvolvimento, a epigenética, transporte e direcionamento de proteínas, metabolismo mineral, hormônios vegetais e sinalização, genômica funcional e comparativa, biocombustíveis, biotecnologia vegetal e novas tecnologias.
O simpósio irá destacar ainda, os avanços recentes na pesquisa em genética molecular vegetal, promover interações entre cientistas brasileiros e líderes mundiais na área, e proporcionar oportunidades para que pesquisadores seniors estabeleçam contatos com jovens cientistas, recém-doutores e estudantes.
Informações e inscrições - www.sbg.org.br/IV_SBGMP
Fonte: Evidência Press - Assessoria de Comunicação
◄ Leia outras notícias