Outros

Geonordeste deste ano apresenta inovações tecnológicas

O 6º Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Geonordeste), que reunirá especialistas no assunto de 26 a 30 de novembro no Hotel Mercury em Aracaju, contará com algumas inovações tecnológicas


Publicado em: 21/11/2012 às 13:40hs

Geonordeste deste ano apresenta inovações tecnológicas

Durante o evento, palestras serão transmitidas online e será realizada uma demonstração de voo não tripulado para mapeamento de áreas.

O Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), denominado SenseFly, será mostrado durante a Exposição de Geotecnologias do evento. O aparelho possui a capacidade de captação de imagens para reconhecimento de terreno, topografia e mapeamento de áreas agrícolas e urbanas.

Para o professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e membro da comissão organizadora do Geonordeste Paulo José de Oliveira, a importância dessa exibição é mostrar o que há de mais moderno e recente na área da sensoriamento remoto. “A vantagem (do veículo) é a praticidade e a elaboração de vôos mais baixos, que possibilitam o mapeamento de pequenas áreas”, afirma.

Outra inovação tecnológica presente no evento será a transmissão online, feita pelo Portal MundoGEO, das palestras “Geoprocessamento aplicado ao monitoramento e análise de processos de mudança na vegetação e uso do solo”. Além disse tem a palestra “CONCAR e as políticas públicas na área de geotecnologias – os casos da INDE e do Observatório de Sergipe”, nos dias 27 e 30 de novembro, respectivamente.

Durante o seminário online, os participantes poderão interagir com os palestrantes, enviando questões através de um chat. Além disso, quem estiver presente na sessão online receberá certificados digitais de participação.

O 6º Geonordeste é uma parceria da UFS com a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e tem como objetivo reunir pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de geotecnologia e áreas afins, para que possam apresentar e discutir avanços tecnológicos e promover a troca de experiências. O evento abordará o impacto das geotecnologias na sociedade da informação com o tema “Geotecnologias: socialização e sustentabilidade”

O vice-presidente do evento e pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Julio Amorim, destaca os principais diferenciais desta 6ª edição, que marca a comemoração dos dez anos de Geonordeste. “Nós pretendemos oferecer aos diferentes públicos participantes do simpósio uma programação bastante diversificada e interativa em consonância ao tema central do evento, com apresentação de palestras individuais e mesas-redondas temáticas, algumas com transmissão online via webinar, sessões com apresentação de trabalhos em forma de pôster e oral, minicursos, exposição técnica (stands) e showcases”, garante.

Mais informações sobre o SenseFly, cuja demonstração de voo dependerá das condições de vento, podem ser obtidos no site (http://www.santiagoecintra.com.br/sensefly) da empresa responsável pelo veículo. Informações e inscrições sobre a transmissão online do evento estão disponíveis no site do MundoGEO (http://mundogeo.com/blog/2012/11/19/mundogeo-transmite-palestras-do-evento-geonordeste/).

Já informações sobre o 6º Geonordeste, como programação, podem ser obtidas através do site www.vigeonordeste.com.br, pelo e-mail atendimento@vigeonordeste.com.br, ou pelo telefone (79) 3243-0537.

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

◄ Leia outras notícias