Outros

Fórum internacional do Senar discute inovações para o campo

O tema desta primeira edição é "Os desafios no Desenvolvimento de Recursos Humanos para vencer o apagão de mão de obra no campo"


Publicado em: 11/07/2012 às 18:00hs

Fórum internacional do Senar discute inovações para o campo

Santa Catarina participará do Fórum Internacional SENAR – Inovação para o Campo, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para os dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo. O tema desta primeira edição é “Os desafios no Desenvolvimento de Recursos Humanos para vencer o apagão de mão de obra no campo”.

O SENAR reunirá empresários e especialistas brasileiros e estrangeiros para compartilhar suas experiências no cenário do apagão de mão de obra no campo. O evento será coordenado pela chefe do Departamento de Educação do SENAR, Andréa Barbosa. O intuito é identificar as necessidades reais dos profissionais do campo, a fim de investir de forma efetiva na profissionalização rural. O SENAR acredita que o Fórum será um momento de balanço entre experiências e análise de tendências na área de formação profissional.

Presidente da Faesc e do Conselho de Administração do SENAR em Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo, destacou que o Fórum Internacional poderá indicar novos caminhos para a qualificação profissional das famílias rurais, reunindo lideranças e educadores para discutir propostas e encaminhamentos.

No primeiro dia do Fórum, o PhD em Economia pela universidade de Princeton, Mestre e Bacharel em Economia pela PUC-Rio, Marcelo Neri, palestrará sobre Cenários da educação profissional no meio urbano e meio rural. Neri é economista-chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas e Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Para falar sobre Políticas para desenvolver as qualificações, a empregabilidade dos trabalhadores e a promoção de empresas sustentáveis, o Fórum receberá Martha Pacheco, coordenadora da Organização Internacional do Trabalho no Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional, OIT/Cinterfor, do Uruguai. Também no dia 30, o diretor executivo da Organização para Treinamento na Agricultura da Nova Zelândia, Kevin Brayant, debaterá o tema Educação e Inovação: aspectos decisivos para a competitividade no campo.

No segundo dia de evento, os participantes poderão assistir à palestra do especialista José Pastori, da Fundação Getúlio Vargas. Pastori é doutor em Ciência pela University of Wisconsin (EUA) e especialista em Pesquisa, Ensino e Consultoria nas áreas de Relações do Trabalho, Emprego, Recursos Humanos e Desenvolvimento Institucional. Ele ministrará a palestra Apagão de mão de obra no campo – verdades e mitos.

O Fórum Internacional SENAR – Inovação para o Campo terá ainda a participação de Richard Archer, chefe do Institute of Food, Nutrition and Human Health (Instituto de Nutrição, Alimentação e Saúde Humana) da Massey University, na Nova Zelândia. Archer participará do debate: Redes de conhecimento que articulam demandas de tecnologia e de pesquisa na busca de soluções para o campo.

O Fórum Internacional SENAR – Inovação para o Campo, tem apoio da Organização Internacional do Trabalho, por meio do Centro Interamericano para o desenvolvimento e conhecimento em formação profissional – CINTERFOR. Entidade de  cooperação dos organismos de formação profissional da América Latina e Caribe. Mais informações em www.canaldoprodutor.com.br/forum-senar

EXTENSÃO

O SENAR atende um milhão de brasileiros, todos os anos, com ações sociais e cursos de formação profissional, totalmente gratuitos. Presente em todos os Estados e no Distrito Federal é uma escola sem sala de aula que vai onde o produtor e o trabalhador rural desenvolvem suas atividades.

Em Santa Catarina, o SENAR atendeu 144.747 produtores rurais em treinamentos e programas voltados para melhoria de vida das famílias rurais catarinenses. De acordo com os dirigentes, as ações foram realizadas em 282 municípios do Estado, representando 96% do território catarinense. Apenas 11 municípios não tiveram demandas para os eventos do SENAR, principalmente pela baixa vocação agrícola. O SENAR/SC organiza, administra e executa a Formação Profissional Rural (FPR) e a Promoção Social (PS) para trabalhadores e produtores rurais no Estado.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias