Publicado em: 21/08/2012 às 16:10hs
Mais de 100 profissionais, entre pesquisadores e representantes de indústrias do Brasil e de outros países do Mercosul, participam dos dois dias de evento, que está sendo realizado na Embrapa Soja, em Londrina-PR.
A RELARE representa um dos melhores exemplos de sucesso de articulação entre pesquisa e produção industrial no Brasil, tendo contribuído, decisivamente para o país seja, hoje, referência internacional no uso de inoculantes microbianos em substituição a fertilizantes químicos nitrogenados. “Um exemplo claro são as demandas por parte de países da África e mesmo dos EUA, Europa e Austrália por nossas pesquisas, metodologias e legislação, o que também favorece à indústria de inoculantes, pois tem aberto as portas para a exportação para vários desses países”, afirma a pesquisadora da Embrapa Soja, Mariangela Hungria, atual vice-presidente da RELARE.
Neste primeiro dia serão discutidos,por especialistas do MAPA e da Embrapa, aspectos legais da pesquisa e das indústrias de inoculantes frente à atual legislação brasileira. Um momento especial será dedicado a homenagens para personalidades que foram decisivas para o sucesso da RELARE e dos inoculantes brasileiros.
O pesquisador João Ruy Jardim Freire, professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é um dos homenageados. Freire foi responsável pelos primeiros estudos de avaliação de estirpes de bactérias fixadoras de nitrogênio para a cultura da soja no Brasil, na década de 1950 e auxiliou no estabelecimento da primeira fábrica de inoculantes brasileira.
Outro homenageado é opesquisador José Roberto R. Peres, atual chefe geral da Embrapa Cerrados, um desbravador da fixação biológica do nitrogênio nos Cerrados, tendo trabalhado diretamente na seleção das bactérias que são utilizadas nos inoculantes comerciais brasileiros para a cultura da soja – e que resultam em uma economia de cerca de 14 bilhões de reais anuais. A terceira homenageada é a pesquisadora Eliane VillamilBangel, recém-aposentada da FEPAGRO, no RS. Bangelfoi uma curadora exemplar do banco oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de bactérias utilizadas nos inoculantes e contribuiu decisivamente para a elaboração da legislação atual de inoculantes e no desenvolvimento de metodologias para avaliação da qualidade dos produtos comerciais.
“Temos grandes desafios nos próximos anos e a associação das empresas com a pesquisa é fundamental para garantir o sucesso do uso de inoculantes no Brasil”, afirma Ricardo Silva Araujo, empresário do ramo de inoculantes e presidente da RELARE. Uma visão empresarial de sucesso mas, ao mesmo tempo, em alta consonância com a sustentabilidade agrícola e com a preservação do meio ambiente. Essa é a visão norteadora da RELARE nesses quase 30 anos de reuniões.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.cnpso.embrapa.br/relare.
Fonte: Embrapa Soja
◄ Leia outras notícias