Publicado em: 20/12/2012 às 15:50hs
Em 2012, foram 49 dias de visitas, com a participação de 29 escolas públicas de Piracicaba, totalizando 1.465 estudantes (239 do 1º ano; 565 do 2º ano e 661 do 3º ano). “A iniciativa surgiu logo no início da atual gestão, quando notamos que muitos estudantes da rede pública local desconhecem os cursos de graduação oferecidos pela ESALQ e não sabem, inclusive, que são gratuitos”, lembra José Vicente Caixeta Filho, diretor da Escola, que incentivou a criação do programa ainda em 2011.
A organização do “Profissões” envolve servidores da Assessoria de Comunicação (Acom), com colaboração dos coordenadores das Comissões de Coordenação (CoCs), do Programa PONTE da ESALQ, PET-Biotecnologia Agrícola, Grupo de Estudos Walter Accorsi (Gewa), USP Recicla, Museu e Centro de Ciências “Luiz de Queiroz”, Laboratório de Biotecnologia Agrícola, Grupo Monte Olimpo, Grupo de Experimentação Agrícola (GEA), PET GAEA, Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), Comissão de Graduação, Coordenações de Cursos e Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba.
Um ônibus disponibilizado pela própria ESALQ se desloca até a escola selecionada para cada visita e os estudantes chegam no Campus “Luiz de Queiroz” logo no início da manhã. Aqui são recepcionados por alunos de graduação como Marcelo Belchior Rosendo da Silva, 20, que cursa Ciências dos Alimentos e participa do Profissões nas sextas-feiras. “O interessante nesse projeto é a possibilidade de mostrarmos que é possível ingressar em uma universidade pública e, depois de passar pelo vestibular, a USP oferece oportunidades de permanência como moradia, alimentação, bolsas de estágio”, lembra o Marcelo, que é morador da Casa do Estudante Universitário (CEU) e bolsista do programa Aprender com Cultura, pelo qual recebe subsídio de R$400,00, por um ano. “A interação dos bolsistas com os visitantes é visivelmente muito proveitosa, esclarecedora e motivadora. Diante disso as perspectivas de conquistar futuros alunos, oriundos de escolas públicas para a ESALQ são maiores”, reforça Sueli Pereira Nunes, assistente administrativa da Acom que acompanha o programa semanalmente.
A permanência dos alunos na ESALQ é dividida em duas partes. Em um primeiro momento, ocorrem as dinâmicas em grupo, quando os alunos esalqueanos propõem um estudo de caso de uma comunidade que apresenta necessidades de planejamento envolvendo as 7 profissões oferecidas na ESALQ. Na sequência, após uma parada para um lanche (oferecido pela ESALQ), o grupo desenvolve uma atividade prática, em campo ou em laboratório de ensino.
Interesse em estudar na ESALQ – Dos 1.465 estudantes, 999 não tinham interesse em estudar na ESALQ antes de participar do Programa. Ao final da visita, dos 999 estudantes, 683 passaram a ter interesse em um dos cursos oferecidos pela Escola. No total dos estudantes que visitaram a ESALQ em 2012, 78% manifestaram interesse em estudar aqui.
A ESALQ oferece os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental. O ingresso em um desses cursos ocorre pelo vestibular da Fuvest (www.fuvest.br).
O Programa “Profissões na ESALQ” retorna em março de 2013. Informações em www.esalq.usp.br/acom/profissoes e profissoes.esalq@usp.br. Siga a página do programa no Facebook: https://www.facebook.com/ProfissoesnaEsalq.
Fonte: Assessoria de Comunicação USP ESALQ
◄ Leia outras notícias