Outros

EPAMIG lança o livro "Oliveira no Brasil: Tecnologias de Produção" em videoconferência internacional

O evento foi coordenado pelo editor técnico da publicação, Adelson de Oliveira, e pelo chefe da Divisão de Propriedade Intelectual da EPAMIG, Marcelo Alves


Publicado em: 05/07/2012 às 09:40hs

EPAMIG lança o livro "Oliveira no Brasil: Tecnologias de Produção" em videoconferência internacional

O lançamento internacional do livro “Oliveiras no Brasil: tecnologias de Produção” foi realizado nessa terça-feira (03) por meio de uma videoconferência que reuniu participantes de Brasil, Portugal e Espanha. O evento foi coordenado pelo editor técnico da publicação, Adelson de Oliveira, e pelo chefe da Divisão de Propriedade Intelectual da EPAMIG, Marcelo Alves.

De uma sala na sede da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Adelson Oliveira, Marcelo Alves, colaboradores da EPAMIG na edição do livro e convidados, puderam interagir com profissionais espanhóis e portugueses que contribuíram na elaboração de alguns capítulos e para a fundamentação teórica e histórica da publicação.

O pesquisador Adelson apresentou a obra e destacou que esta reúne diversos aspectos culturais da oliveira, da escolha das cultivares à produção de azeitona de mesa e azeite de oliva. “O livro contempla os principais resultados de pesquisas na área de olivicultura nos últimos anos e em 22 capítulos trata da distribuição da oliveira na América Latina, história de sua introdução em Minas Gerais, mercado consumidor, variedades mais plantadas nos países produtores, registro e proteção de cultivares, pragas, doenças, poda, adubação, até o preparo de azeitonas para mesa, extração de azeite de oliva, índices de qualidade e legislação e vantagens do azeite de oliva para a saúde humana”, informou. O pesquisador lembrou, também, que o Brasil gastou em 2011 R$800 milhões com importação de azeitona/azeite e destacou que a oliveira ganha força em outras explorações comerciais, como na produção de cosméticos, sabões e biojoias, por exemplo.

Os imigrantes portugueses foram os responsáveis pela introdução da cultura da oliveira da região de Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais. A história de um deles, Emídio Ferreira dos Santos, é contada no livro. A pesquisa em Portugal foi conduzida pelo jornalista Joaquim Duarte Pereira, que elogiou o trabalho. “A obra é fundamental para a cadeia produtiva no Brasil e também na troca de conhecimento e experiências entre os países”, afirmou.

Da Espanha, os pesquisadores Carlos Navarro e Juan Caballero (do Instituto de Investigación y Formación Agraria y Pesquera, Ifapa) e Antonio Trapero da Universidad de Córdoba falaram sobre a contribuição deles em capítulos que tratam de temas, como: condições climáticas, escolha das variedades, doença nos olivais e poda. Eles felicitaram Adelson Oliveira e a EPAMIG pela produção de uma obra “tão completa” e desejaram êxito à publicação.

O subsecretário do Agronegócio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Baldonedo Arthur Napoleão, reforçou o apoio do Governo de Minas à cultura da oliveira. “A pesquisa é o caminho para atendermos nosso mercado consumidor e diminuirmos a importação de azeite e azeitona no País”, disse. A videoconferência foi encerrada pelo diretor de Operações Técnicas da EPAMIG, Plínio César Soares, que ressaltou a importância da obra. “Este livro vai ser uma referência para o desenvolvimento da cultura da oliveira no Brasil”.

O livro "Oliveira no Brasil: tecnologias de produção" pode ser adquirido pelo site www.informeagropecuario.com.br ou na Divisão de Gestão e Comercialização da EPAMIG: (31) 3489-5002,  publicacao@epamig.br. Valor: R$ 120.