Outros

EPAMIG concentrará esforços no fortalecimento da pesquisa agropecuária por meio do avanço nas parcerias institucionais

Marcelo Lana Franco assumiu a presidência da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) nesta quinta-feira (04) destacando o trabalho em rede entre as instituições e a importância do apoio do corpo funcional da Empresa


Publicado em: 08/04/2013 às 09:30hs

EPAMIG concentrará esforços no fortalecimento da pesquisa agropecuária por meio do avanço nas parcerias institucionais

A solenidade de posse foi realizada na sede da EPAMIG, em Belo Horizonte, com presença dos dirigentes e funcionários, de representantes dos governos federal, estadual e de diversos municípios mineiros e de entidades do sistema da agropecuária, as expectativas ao assumir a nova função. “Sempre tive como ponto de partida a convicção na força e no poder do trabalho em parceria. Portanto, avançaremos junto com os profissionais da Empresa, contando com a participação de todos nesta gestão; também avançaremos no apoio às políticas públicas do governo de Minas e suas secretarias, do governo federal, dos ministérios, das universidades, da Embrapa, do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do CNPq e da Petrobras, dentre outros grandes parceiros. Enfim, avançaremos nas parcerias com as instituições públicas e privadas, nacionais e de outros países”, afirmou o novo presidente.

Marcelo Lana disse também estar ciente da importância da EPAMIG para o fortalecimento da agropecuária nacional. Segundo ele, será importante o apoio do corpo funcional da Empresa para atingir o objetivo de crescer dentro das diretrizes propostas pelo governo de Minas: “O conhecimento é questão fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da humanidade. Este entendimento, inserido no contexto do agronegócio do Estado e do País, reforça a necessidade da sociedade mineira de dispor da EPAMIG. Nossas parcerias com instituições de ensino, com a assistência técnica e extensão rural, promovem ações efetivas de apoio científico e tecnológico neste segmento de elevada relevância sócio-econômica para nosso Estado”.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Elmiro Nascimento, enalteceu a escolha de Marcelo Lana. “Esta Empresa é modelo não só em Minas, mas para todo o Brasil e precisa de representantes que tenham como características dinamismo, garra, eficiência e dedicação, como Marcelo Lana, para conduzi-la a seu lugar de direito”. Elmiro Nascimento falou sobre a importância do trabalho integrado do sistema operacional da agricultura em Minas, reunindo EPAMIG, Emater-MG, Ruralminas e IMA.

Representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o secretário substituto de Agricultura Familiar, Argileu Martins da Silva, salientou que há uma expectativa positiva sobre a chegada de Marcelo Lana à EPAMIG: “Conte com o Ministério e com a Secretaria para que a EPAMIG não apenas produza o conhecimento, mas o transforme em tecnologias para o campo”, afirmou Argileu.

Qualificação

Marcelo Lana Franco foi nomeado presidente da EPAMIG no último dia 22 de março e no dia 02 de abril foi eleito 1º vice-presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa). Graduado em Direito e Administração de Empresas, ele exerceu os cargos de presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e diretor da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) - para a Região Sudeste. Atuou como coordenador do Programa VitaVida do Servas, como membro do Consea/MG e do Comusan. Em sua trajetória profissional, exerceu também os seguintes cargos: vice-presidente da Emater-MG; diretor da Associação Comercial da CeasaMinas; membro do Conselho Fiscal do BDMG e do Conselho Administrativo da MGI Participações S/A; juiz classista do TRT/MG; juiz arbitral da Caminas (Federaminas) e da Camarb (Fiemg); diretor de Política Agrícola; diretor de Logística e Gestão na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. Foi condecorado com a Medalha do TRT/MG, Grau Oficial; e com a Comenda Mário Behring da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.