Outros

Empresa graduada do Proeta apresenta tecnologias e faz parcerias em Israel

Um dos principais contatos realizados pela BioClone foi com a empresa Rahan Meristem, fundada em Israel em 1974, e que desde 1980 tem como principal produto a propagação de banana "in vitro"


Publicado em: 25/05/2012 às 08:10hs

Empresa graduada do Proeta apresenta tecnologias e faz parcerias em Israel

A BioClone – empresa graduada pelo Proeta, na Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), e pela Incubadora do Instituto Centec (Intece) – acompanhou a delegação cearense durante a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola (Agritech) em TelAviv, Israel, onde apresentou as tecnologias de micropropagação de mudas de espécies de banana, abacaxi e cana de açúcar.

Um dos principais contatos realizados pela BioClone foi com a empresa Rahan Meristem, fundada em Israel em 1974, e que desde 1980 tem como principal produto a propagação de banana “in vitro”, além de possuir um centro de P & D para prestação de apoio técnico e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. As tecnologias apresentadas pela BioClone foram responsáveis pela geração de novas parcerias e trabalhos de cooperação e pesquisa entre as duas empresas. Inicialmente, as ações serão focadas na elaboração de pesquisas estratégicas para o setor sucroalcooleiro e cultura de bananas.

Para Roberto Caracas, diretor executivo da BioClone, esta é uma excelente oportunidade de expansão das atividades da empresa e que pode gerar novidades para a expansão do setor de clonagem em fruticultura e floricultura.

Genésio Vasconcelos, coordenador do Proeta na região Nordeste, destaca a importância do apoio das Instituições de Ciência e Tecnologia como a Embrapa no que diz respeito à transferência de tecnologias para a geração de novos negócios de base tecnológica. “O caso da BioClone é um belo exemplo disso. Uma empresa que começou com o modelo de negócios de um empreendedor, com uso de tecnologia Embrapa e que hoje, após quase quatro anos de fundação, já recebeu aporte de recursos de investimentos, novos sócios e agora, novas parcerias internacionais”.

De acordo com o coordenador, esta ligação é essencial para que as tecnologias cheguem ao mercado e possam trazer benefícios para a sociedade, gerando emprego, renda e impostos para o nosso país.

Fonte: Assessoria de Imprensa BioClone

◄ Leia outras notícias